ESTE TRABALHO TRATA DE UM ESTUDO DESCRITIVO, DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA, DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS DA UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA (UNILAB), EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE ACARAPE-CE. PARA TANTO, FORAM REALIZADAS PESQUISAS BIBLIOGRÁFICAS E DE CAMPO, IMERSÃO NO ESPAÇO ESCOLAR ASSIM COMO OBSERVAÇÕES E REGÊNCIAS DAS AULAS DE CIÊNCIAS DO 9º ANO. CONSIDERANDO QUE O AMBIENTE ESCOLAR ESTÁ EM CONSTANTE MOVIMENTO, OBSERVAMOS DURANTE O DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO QUE TODOS OS FATORES ESTÃO CORRELACIONADOS A ESTE ESPAÇO E DEVEM SER CONSIDERADOS. PARA ISSO, AO DESENVOLVER OS MÉTODOS DE ENSINO, TAIS FATORES SE TORNAM BASTANTE SINGULARES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. ASSIM, NOS ACHADOS DA PESQUISA APONTAM QUE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO CONTRIBUIU CONSIDERAVELMENTE PARA A FORMAÇÃO DOS FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS.