O PRESENTE ARTIGO DISCUTE AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DE DOCUMENTOS PROVENIENTES DA JUSTIÇA DO TRABALHO COMO MATERIAL DIDÁTICO PARA AS AULAS DE HISTÓRIA DO BRASIL NO ENSINO BÁSICO. ESSA DISCUSSÃO TEVE INÍCIO A PARTIR DA FORMULAÇÃO E APROVAÇÃO DE UM PROJETO DE EXTENSÃO REALIZADO NO LABORATÓRIO HISTÓRIA E MEMÓRIA (LAHM) NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE). NELE, APRESENTOU-SE COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA A CRIAÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS A PARTIR DOS PROCESSOS TRABALHISTAS DAS EXTINTAS JUNTAS DE CONCILIAÇÃO E JULGAMENTO (JCJ) DE PERNAMBUCO, DOADOS PELO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO- 6ᵃ REGIÃO AO MENCIONADO LABORATÓRIO E ABORDAM O PERÍODO DE 1940 A 1985. OS TRABALHOS DE PESQUISA E EXTENSÃO, REALIZADOS PELA AUTORA DESTE TRABALHO E PELA EQUIPE DO LABORATÓRIO EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE DEMONSTRAM COMO VÁRIAS TEMÁTICAS ABORDADAS NAS AULAS DE HISTÓRIA PODEM SER TRABALHADAS A PARTIR DE ASPECTOS QUE ABRANGEM A HISTÓRIA DA JUSTIÇA DO TRABALHO, TENDO POR BASE ESSES PROCESSOS. PORTANTO, O OBJETIVO DESTE TRABALHO CONSISTE EM REFLETIR SOBRE AS POSSIBILIDADES DE UTILIZAÇÃO DESSES MATERIAIS NAS SALAS DE AULA E SUGERIR ALGUNS CAMINHOS A SEREM SEGUIDOS PELOS PROFESSORES QUE SE INTERESSAREM EM TRABALHAR COM ESSA METODOLOGIA NAS ESCOLAS. ALÉM DISSO, BUSCA-SE DEMONSTRAR OS RESULTADOS OBTIDOS PELO PROJETO DE EXTENSÃO MENCIONADO. PARA ISTO TAMBÉM SERÁ REALIZADO UM DEBATE ACERCA DOS ESTUDOS MAIS RECENTES SOBRE A TEMÁTICA DO TRABALHO E SOBRE A CONTRIBUIÇÃO QUE OS ARQUIVOS DE DOCUMENTOS DA JUSTIÇA DO TRABALHO PODEM AGREGAR À HISTÓRIA E ÀS AULAS DE HISTÓRIA.