NESTE ARTIGO BUSCAMOS PROBLEMATIZAR OS ENUNCIADOS NATURALIZADOS SOBRE A PRÁTICA DOCENTE EM MATEMÁTICA UTILIZANDO MICHEL FOUCAULT COMO PRINCIPAL REFERENCIAL TEÓRICO. CONSIDERANDO QUE A MATEMÁTICA SEMPRE ESTEVE NUM VIÉS DISCURSIVO DE DIFICULDADE E RESTRIÇÃO ESSE TORNOU-SE UM TERRENO FÉRTIL PARA A PRODUÇÃO DE EFEITOS E JOGOS DE VERDADES SOBRE O MODO DE ENSINAR A DISCIPLINA. A VASTA PRESCRIÇÃO DE PRÁTICAS E MÉTODOS DE ENSINO ATRAVESSA O DEVIR3 DOCENTE E AS TEORIAS JÁ DISPOSTAS, TORNANDO-A PRODUTO DISCURSIVO, ENGENDRANDO DE MANEIRA SUTIL O MODO DE SER DOCENTE (“FABRICANDO DOCENTES”) EFEITOS DAS RELAÇÕES DE PODER E VERDADE ATRAVÉS DOS DISCURSOS PEDAGÓGICOS QUE OS CONSTITUEM E OS REGULAM. DESSE MODO, O TRABALHO DISCORRE SOBRE MANTER-SE ATENTO A NATURALIZAÇÃO DAS QUESTÕES DOS DISPOSITIVOS PEDAGÓGICOS E PRÁTICAS QUE SE TORNAM ROTINEIRAS, ENTENDER A PROFISSÃO DOCENTE COMO UM PROCESSO NUNCA ESTÁTICO E UNIVERSAL.