NESTE ESTUDO, APRESENTA-SE UMA ANÁLISE PRELIMINAR SOBRE OS FATORES QUE PROMOVEM A FORMAÇÃO DO LEITOR-CRÍTICO EM RELAÇÃO À LEITURA DOS TEXTOS LITERÁRIOS. POR CONSEGUINTE, A PROPOSTA SURGE DA NECESSIDADE DE SE BUSCAR RESPOSTAS PARA A CONSTANTE FALTA DE INTERESSES DOS ALUNOS PELA LEITURA LITERÁRIA, CONSTATADA EM MOMENTOS DE AULA DE LITERATURA. ADEMAIS, ESSE TRABALHO CONSIDERA O LETRAMENTO LITERÁRIO E O USO DAS TDICS COMO POTENCIAL INOVADOR PARA SE DESENVOLVER UMA NOVA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM. DESSA FORMA, ESSA PESQUISA TEM COMO BASE OS ESTUDOS EM TEÓRICOS QUE ORIENTAM O ESTUDO SOBRE ANÁLISE LITERÁRIA COMO UMA PRÁTICA SIGNIFICATIVA REVELADA EM UM CONTEXTO SOCIAL E CULTURAL VIVENCIADO PELO SUJEITO NO ÂMBITO ESCOLAR. PARA TANTO, OBJETIVA-SE REFLETIR SOBRE A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E O ENSINO DE LITERATURA, A PARTIR DO LETRAMENTO LITERÁRIO E DOS LETRAMENTOS DIGITAIS PARA O APRIMORAMENTO DAS METODOLOGIAS NO TRABALHO DO PROFESSOR EM RELAÇÃO AO ENSINO LITERÁRIO. SENDO ASSIM, QUANTO À METODOLOGIA, O PRESENTE ESTUDO SEGUE A FINALIDADE DE PESQUISA TEÓRICA E FUNDAMENTA-SE PELA ABORDAGEM QUALITATIVA.. DIANTE DO EXPOSTO, ESPERA-SE QUE A PARTIR DAS REFLEXÕES ELENCADAS NESSE ESTUDO, SEJA POSSÍVEL MUDANÇAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DA LEITURA NOS AMBIENTES ESCOLARES BRASILEIRO.