REGISTROS HISTÓRICOS APONTAM QUE AS CÔNICAS JÁ ERAM ESTUDADAS DESDE O SÉCULO IV A.C. POR HIPÓCRATES DE CHIOS (470 – 410 A.C.). COM O AVANÇO DO ESTUDO DAS CÔNICAS, PERCEBEU-SE QUE ELAS POSSUÍAM PROPRIEDADES DE REFLEXÃO, DEVIDO A SEUS FORMATOS, QUE PODERIAM SER APLICADAS EM ÁREAS DIVERSAS COMO NA ENGENHARIA CIVIL, NA ASTRONOMIA E NA MEDICINA. MUITAS SÃO AS APLICABILIDADES DAS PROPRIEDADES REFLETORAS DAS CÔNICAS NO NOSSO COTIDIANO E POUCO ELAS SÃO EXPLORADAS EM SALA DE AULA. ALÉM DE ESTIMULAR OS ALUNOS ATRAVÉS DE AULAS LÚDICAS COM EXPERIMENTOS PRÁTICOS, ELAS SÃO ÚTEIS PARA CONSOLIDAR A IDEIA DO CONCEITO DESSAS CÔNICAS E DA LOCALIZAÇÃO DE SEUS ELEMENTOS. ESSE ARTIGO É UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO QUE ESTÁ EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO SERÁ ANALISAR OS IMPACTOS DO LÚDICO NO ENSINO DAS CÔNICAS NAS AULAS DE MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO. PRETENDE-SE NESTE TRABALHO REALIZAR UMA PROPOSTA DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA BASEADA EM ATIVIDADES LÚDICAS ACERCA DO ESTUDO DAS CÔNICAS E DE SUAS PROPRIEDADES REFLETORAS APRESENTANDO COMO RESULTADOS A ANÁLISE DE COMPORTAMENTO DOS ALUNOS SUBMETIDOS A ESSE PROCESSO. O TRABALHO FOI UMA PESQUISA APLICADA DE ABORDAGEM QUALITATIVA REALIZADA NA ESCOLA DE REFERÊNCIA EM ENSINO MÉDIO (EREM) ANÍBAL FALCÃO, LOCALIZADA EM TEJIPIÓ, BAIRRO DE RECIFE-PE. ESPERA-SE QUE ESSE ARTIGO INSPIRE PROFESSORES DE MATEMÁTICA A APLICAREM ÀS SUAS AULAS, A PROPOSTA APRESENTADA.