A EDUCAÇÃO SUPERIOR NO BRASIL DESDE SEU SURGIMENTO NO SÉCULO XIX, SEMPRE PASSOU POR DIFICULDADES, DESTAQUE PARA A DÉCADA DE 1990, MOMENTO NO QUAL A QUANTIDADE DE ALUNOS EM SALA DE AULA ERA INSATISFATÓRIA E O NÚMERO DE ALUNOS NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICO ERA PÍFIO. A PARTIR DE 2004, COM A CRIAÇÃO E EXPANSÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS VOLTADAS PARA INTERIORIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR, HOUVE MELHORIAS SIGNIFICATIVAS E DE FATO ESTUDANTES DA REDE PÚBLICA, ESPECIALMENTE DOS INTERIORES, PUDERAM CONHECER E ADENTRAR DIVERSAS IES, SEJA COMO ALUNOS GRADUANDOS OU COMO PARTICIPANTES DE PROGRAMAS PREPARATÓRIOS DE ENSINO OU EXTENSÃO. NESSA PERSPECTIVA, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA APRESENTAR E SALIENTAR A IMPORTÂNCIA DO PROGRAMA COMPLEMENTAR DE ESTUDOS DO ENSINO MÉDIO (PROCEEM) NA REGIÃO DO TRAIRI, INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE/RN, EXPLICITANDO SEU IMPACTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS DE ESCOLAS PÚBLICAS, NA FORMAÇÃO DOS DISCENTES DE GRADUAÇÃO, ALÉM DA SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO SOCIOECONÔMICO DA REGIÃO. TRATA-SE DE UMA METODOLOGIA DE CARÁTER DESCRITIVO QUE VERSA SOBRE AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR GRADUANDOS E ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO A PARTIR DE UM PROGRAMA PREPARATÓRIO PARA O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO/ENEM, OFERTADO PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE/UFRN. O PROGRAMA AO LONGO DE DOZE (12) ANOS DE EXISTÊNCIA OPORTUNIZA ALUNOS DE ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO DO TRAIRI/RN, ADENTRAR UNIVERSIDADES, ALÉM DE SERVIR COMO CAMPO DE ESTÁGIO, INICIAÇÃO A DOCÊNCIA E PESQUISA PARA OS DISCENTES DA GRADUAÇÃO, CONTRIBUINDO EM SUMA COM O PROCESSO DE INTERIORIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.