O PRESENTE ARTIGO ALMEJOU TRABALHAR OBRAS LITERÁRIAS DE FORMA DINÂMICA UTILIZANDO EM SUA METODOLOGIA A ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE JOGOS LÚDICOS, VISANDO UMA MELHOR ASSIMILAÇÃO DO INDIVÍDUO E A INTERAÇÃO EM GRUPO. A IDEIA FOI INSTIGAR A LEITURA E O DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA LITERÁRIA CRIATIVA ATRAVÉS DO JOGO DE MESA R.P.G. (ROLE PLAYING GAMES). SOB A ORIENTAÇÃO, OS ALUNOS DESENVOLVERAM TEXTOS NARRATIVOS DESCRITIVOS PARA O JOGO COM BASE NAS OBRAS LIDAS E ANALISADAS EM SALA DE AULA, MOTIVANDO O LEITOR À LEITURA E DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA CRIATIVA, JÁ QUE O ESTILO LINGUÍSTICO E A CONSTRUÇÃO ESTÉTICA DE CADA AUTOR FORNECEM UM APRENDIZADO RELEVANTE. A ADAPTAÇÃO DE LIVROS DE LITERATURA PARA “JOGOS DE INTERPRETAÇÃO DE PAPÉIS” INCENTIVA UMA LEITURA PREVIA INTERATIVA E DIVERTIDA DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR. O INTUITO É FAZER COM QUE OS PARTICIPANTES ELABOREM E DESENVOLVAM O ENREDO DO JOGO E SEUS PERSONAGENS COM BASE EM OBRAS LITERÁRIAS (LIVROS E/OU ADAPTAÇÕES CINEMATOGRÁFICAS), POIS SABE-SE QUE OS JOGOS AUXILIAM NO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, ESTRATÉGICO E MOTOR. NOTAMOS AO FIM DO PROJETO COM BASE NAS OBSERVAÇÕES REALIZADAS DA PARTICIPAÇÃO E PRODUÇÃO LITERÁRIA OS RESULTADOS SATISFATÓRIOS DA METODOLOGIA DIDÁTICA, UTILIZADA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM COM A UTILIZAÇÃO DO SUBTERFÚGIO LÚDICO.