A AULA PRÁTICA É UM RECURSO PEDAGÓGICO QUE PERMITE A MELHORIA DO ENSINO-APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS PREVISTOS NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA, DESPERTANDO NO ALUNO SEU SENSO CRÍTICO, SUA PARTICIPAÇÃO E SUA CURIOSIDADE SOBRE O ASSUNTO ESTUDADO. PARA TANTO ADOTOU-SE COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS PESQUISA EXPLORATÓRIA E BIBLIOGRÁFICA; ESTUDO DE CASO COM APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS AOS ALUNOS E PROFESSORES; E ANÁLISE DE DADOS COM O SUPORTE DO PROGRAMA MICROSOFT EXCEL (VERSÃO 2010), RESULTANDO EM BANCOS DE DADOS PARA OS SUJEITOS DA PESQUISA, 05 PROFESSORES DE BIOLOGIA E 330 ALUNOS DA 3ª SÉRIE DE TRÊS (03) ESCOLAS PÚBLICAS DA 10ª CREDE. DE ACORDO COM OS RESULTADOS OBTIDOS EVIDENCIOU-SE QUE OS LEC’S SÃO POUCO UTILIZADOS NAS ESCOLAS PESQUISADAS, DEVIDO ÀS CONDIÇÕES DE INFRAESTRUTURA, MATERIAIS E EQUIPAMENTOS ENCONTRADOS NESSES AMBIENTES. APESAR DAS ESCOLAS APRESENTAREM REALIDADES DIFERENTES TEM COMO PONTO EM COMUM À COMPREENSÃO QUE AS AULAS PRÁTICAS SÃO IMPORTANTES PARA FACILITAR COMPREENSÃO DOS CONTEÚDOS VISTOS DURANTE O EM. DESSA FORMA CONCLUIU-SE QUE A REALIZAÇÃO DAS AULAS PRÁTICAS É FRAGILIZADA POR CONSEQUÊNCIA DA FALTA DE CONDIÇÕES DE INFRAESTRUTURA PRESENTES NOS LEC’S DAS ESCOLAS PESQUISADAS.