O PRESENTE ARTIGO ORIGINOU-SE A PARTIR DE UM TRABALHO MONOGRÁFICO QUE FOI REALIZADO NO ÂMBITO DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO E LUDICIDADE, REALIZADO NA FACULDADE FRASSINETTI DO RECIFE (FAFIRE), E TEM COMO OBJETIVO: ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA LUDICIDADE NA MEDIAÇÃO DE LEITURA PARA A FORMAÇÃO DO COMPORTAMENTO LEITOR NA PRIMEIRA INFÂNCIA. COMO METODOLOGIA FORAM UTILIZADOS: OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES, ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA GUIADA POR QUESTIONÁRIO E A REALIZAÇÃO DE UM PROJETO DE MEDIAÇÃO DE LEITURA, ADOTANDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA A PARTIR DE UMA PESQUISA-AÇÃO. COMO PARTICIPANTES CONTAMOS COM TRINTA E OITO CRIANÇAS NA FAIXA ETÁRIA ENTRE 3 E 4 ANOS, ESTUDANTES DO GRUPO III, E DUAS PROFESSORAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. O APORTE TEÓRICO UTILIZADO PARA ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS RESPALDA-SE EM RENOMADOS ESTUDIOSOS DA ÁREA DA LUDICIDADE COMO SANTOS (2011); RAU (2011); LUCKESI (2002), MALUF (2009), E KISHIMOTO (2003) BEM COMO DA ÁREA DA MEDIAÇÃO DE LEITURA COMO OLIVEIRA (2010); CORSINO (2010) E SILVA E MARTINS (2010). SENDO DESENVOLVIDA NO CAMPO EMPÍRICO DE UMA CRECHE MUNICIPAL DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE, AS OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES E A ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS NAS ENTREVISTAS, AMPLIARAM NOSSA VISÃO SOBRE COMO AS PRÁTICAS LÚDICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL PODERIAM ESTAR MAIS ARTICULADAS COM MOMENTOS DE MEDIAÇÃO DE LEITURA, ASSIM COMO A VIVÊNCIA DO PROJETO DE INTERVENÇÃO NESTA ÁREA, DEIXOU CLARO DE QUE FORMA ESTAS PRÁTICAS CONTRIBUEM PARA A FORMAÇÃO DO COMPORTAMENTO LEITOR NAS CRIANÇAS A PARTIR DA CRECHE.