O PRESENTE ARTIGO APRESENTA COMO TEMA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO POR ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS. CONSIDERA-SE O ENSINO SUPERIOR NA ÁREA DA SAÚDE IMPORTANTE PARA O MERCADO DE TRABALHO COM SUAS REVOLUÇÕES ADQUIRIDAS ATRAVÉS DA BUSCA DOS PROFISSIONAIS ATRÁS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO DIARIAMENTE. O TRABALHO FOI REALIZADO POR MEIO DE PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA E BIBLIOGRÁFICA ATRAVÉS DE LIVROS, SITES, REFERÊNCIAS E ARTIGOS QUE SEGUNDO ROMANI (2018, P. 97) “TEM POR FINALIDADE COLOCAR O PESQUISADOR EM CONTATO DIRETO COM O QUE FOI ESCRITO OU DITO”, COM BASE EM AUTORES COMO: VENDRUSCOLO (2018), FREITAS ( 2016), ROSSETTI (2019), E UTILIZADOS BANCOS DE DADOS LILACS, SCIELO E MEDLINE. ESTÁ PESQUISA FOI PERTINENTE E RELEVANTE TRAZENDO A REALIDADE DA CONTRIBUIÇÃO NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PÔR ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS. DIANTE OS PRINCIPAIS RESULTADOS OS ARTIGOS SELECIONADOS RETRATAM SOBRE CONTRIBUIÇÃO NA AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO PÔR ENFERMEIROS ASSISTENCIAIS, DESCREVENDO A PRÁTICA DESTES PROFISSIONAIS E O CONHECIMENTO DE AÇÕES TRAÇANDO A FORMAÇÃO DOS ESTUDANTES. ISSO REQUER UMA RESPONSABILIDADE DA EQUIPE DOCENTE DE PROFESSORES ONDE ELES SÃO ENVOLVIDOS PELA NATUREZA MULTICAUSAL DO PROBLEMA OU DIFICULDADE DA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE. A AVALIAÇÃO EDUCACIONAL É IMPORTANTE VERIFICAR- SE ESTAR ATUALIZADO O ENSINO OFERECIDO ONDE O PROFISSIONAL É RESPONSÁVEL DE BUSCAR OUTRAS FONTES DE SE ATUALIZAREM CONSTANTEMENTE DENTRO DA DOCÊNCIA DO ENSINO SUPERIOR.