O ENSINO DA TEMÁTICA AMBIENTAL RELACIONADA AO ENSINO DE ECOLOGIA, É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA DO CIDADÃO, QUE, HOJE, DEFRONTA-SE COM QUESTÕES AMBIENTAIS QUE VÃO ALÉM DOS LIMITES DO SEU ENTORNO, PORTANTO, A FIM DE ORIENTAR A APRENDIZAGEM, OBJETIVANDO ELIMINAR OU MINIMIZAR A DIFÍCIL COMPREENSÃO DE DETERMINADOS CONTEÚDOS POR PARTE DOS DISCENTES, A ELABORAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL VOLTADA PARA O ENSINO ALTERNATIVO DE ECOLOGIA, PROPORCIONA UM APRENDIZADO MAIS PARTICIPATIVO E SIGNIFICATIVO AOS ALUNOS. A TECNOLOGIA EDUCACIONAL “BATALHA ANIMAL” BUSCA APLICAR OS CONCEITOS MINISTRADOS EM SALA DE AULA DE UMA FORMA NÃO-CONVENCIONAL VISANDO MELHORAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS E FIXAR OS CONTEÚDOS APRENDIDOS NA BIOLOGIA, POIS SE UTILIZA DE PROCESSOS JÁ EXISTENTES EM JOGOS DE CARTAS COMO O UNO© E O SUPER TRUNFO©, RELACIONANDO COM INFORMAÇÕES BIOLÓGICAS E GEOGRÁFICAS, PERMITINDO A COMPARAÇÃO EVOLUTIVA E A INCIDÊNCIA GEOGRÁFICA DESSES INDIVÍDUOS. O PRESENTE TRABALHO TEVE UM CARÁTER EXPOSITIVO E DESCRITIVO, ABORDANDO ASPECTOS QUALITATIVOS E QUANTITATIVOS, TANTO DURANTE A AULA COM O USO DA “BATALHA ANIMAL” QUANTO NA COLETA DE DADOS OBTIDA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO COM 15 QUESTÕES OBJETIVAS SOBRE RELAÇÕES ECOLÓGICAS E O IMPACTO QUE A TECNOLOGIA TEVE SOBRE O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DOS DISCENTES. COM A APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA, A MAIORIA DOS ALUNOS MOSTROU-SE INTERESSADA PELAS ATIVIDADES PROPOSTAS E CONSIDEROU UMA FORMA DIVERTIDA E MAIS FÁCIL DE APRENDER. O DESEMPENHO NO TESTE FOI SIGNIFICATIVAMENTE MELHOR, FATO QUE PERMITE CONSIDERAR QUE A METODOLOGIA SUGERIDA É UMA DAS FORMAS DE FACILITAR A APRENDIZAGEM.