ESTE ARTIGO PRETENDE ABORDAR UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA REALIZADA NO CSM PROPULSÃO, UNIDADE SOCIAL DO GRUPO MARISTA VINCULADO À POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL QUE ATENDE ADOLESCENTES DE 14 A 18 ANOS QUE FAZEM OU FIZERAM USO ABUSIVO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS. NESTE RELATO DE EXPERIÊNCIA DESCREVO A OFICINA HUMANOS DIREITOS REALIZADA SEMANALMENTE DE ABRIL À NOVEMBRO DE 2018, CUJO OBJETIVO GERAL SE LOCALIZOU EM PROMOVER O CONHECIMENTO DA LEGISLAÇÃO E CULTURA DOS DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA NOS EDUCANDOS. A METODOLOGIA PEDAGÓGICA PARA A CONSTRUÇÃO DA OFICINA SE ANCOROU NO MÉTODO DIALÉTICO DA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO PROPOSTO POR MARIA STELA SANTOS GRACIANI, ENQUANTO O REFERENCIAL TEÓRICO UTILIZADO FORA O CONCEITO DE CIDADANIA PROPOSTO POR THOMAS H. MARSHALL. OS RESULTADOS ALCANÇADOS FORAM MAIOR AUTONOMIA DOS EDUCANDOS FRENTE A INSTITUIÇÕES QUE OS MESMOS INTEGRAM, BEM COMO A PRODUÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM SOBRE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS.