O PRESENTE ARTIGO REFLETE SOBRE OS DOIS MODELOS DE EDUCAÇÃO DE SURDOS QUE SURGIRAM NOS ÚLTIMOS ANOS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA E BILÍNGUE. APRESENTA-SE O HISTÓRICO DE LUTA DA COMUNIDADE SURDA FRENTE ÀS NEGLIGÊNCIAS EDUCACIONAIS E DE DIREITOS AINDA PRESENTES. OS SURDOS EXPRESSAM-SE GENUINAMENTE POR SINAIS, O QUE FAZ DA LUTA PELO ENSINO DA LÍNGUA DE SINAIS COMO L1 SER CRESCENTE. NASCEM MODELOS DE ESCOLA COMO PONTE PARA ACESSO À EDUCAÇÃO, A PARTICIPAÇÃO SOCIAL E A CONSTRUÇÃO CIDADÃ. CONTUDO, É NECESSÁRIO ENTENDER PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS DESSAS DUAS POSSIBILIDADES QUE APARECEM SINÔNIMAS, MAS QUE EM MUITO SÃO DIFERENTES, PRINCIPALMENTE QUANTO A REPRESENTAÇÃO DOS SURDOS. AS LEIS COMO RESULTADO DAS ARTICULAÇÕES POLÍTICAS DA COMUNIDADE SURDA, SURGEM COMO APARATO REFLEXIVO PARA ANALISAR E APRIMORAR CONSIDERAÇÕES AQUI APRESENTADAS. DESDE OS ANOS SESSENTA AS LÍNGUAS DE SINAIS SÃO ALVOS DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS QUE TRAZEM CONSIDERAÇÕES DOS VALORES CULTURAIS E IDENTITÁRIOS QUE A LÍNGUA DE SINAIS CONSTRÓI. ANALISA-SE COM REVISÃO DE LITERATURA AS PROPOSTAS EDUCACIONAIS ESPECIAIS E O BILINGUISMO VENDO O QUÃO UTÓPICOS E QUAIS VANTAGENS PODEM PROPORCIONAR. ENTENDE-SE QUE AINDA HÁ MUITO A SE FAZER PARA QUE A INCLUSÃO E A IMPLEMENTAÇÃO DO BILINGUISMO SEJAM EFETIVOS. PERCEBE-SE A NECESSIDADE DO PROTAGONISMO SURDO DENTRO DOS ESPAÇOS ESCOLARES. O BILINGUISMO ATUALMENTE SE TORNA A CONCEPÇÃO QUE MAIS CONTEMPLA OS VALORES CULTURAIS E LINGUÍSTICOS DA COMUNIDADE SURDA, SENDO ASSIM UMA PROPOSTA A SER DEFENDIDA E APRIMORADA CADA VEZ MAIS.