APÓS A SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO TORNAR PÚBLICO O DESENVOLVIMENTO DE UM PROJETO PILOTO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EM TRÊS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ, NO ESTADO DE ALAGOAS, ESTA PESQUISA BUSCOU ENTENDER COMO FOI CONSTITUÍDO ESSE PROCESSO, DA ELABORAÇÃO A SUA EXECUÇÃO. PARA TANTO, FOI REALIZADA UMA ENTREVISTA COM A GESTÃO DE UMA DAS TRÊS ESCOLAS ENVOLVIDAS NO PROJETO. ASSIM, FOI POSSÍVEL CONHECER A INSTITUIÇÃO, SEU PLANO DE AÇÃO DE MELHORIA, ALÉM DE ENTENDER COMO FOI CONSTITUÍDA A COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO ESCOLAR E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROJETO PILOTO DE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL. BEM COMO, SUAS CONQUISTAS E DIFICULDADES NO DECORRER DO PROCESSO. ESTE ESTUDO MOSTRA UM EXEMPLO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL, TAMBÉM CONHECIDA COMO AUTOAVALIAÇÃO, E OS BENEFÍCIOS PARA A ORGANIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR ATRAVÉS DO PLANEJAMENTO DE SUAS AÇÕES, ALÉM DO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DESTAS ATIVIDADES PARA A MELHORIA DO DESEMPENHO ESCOLAR DA INSTITUIÇÃO ENVOLVIDA.