ESSA PESQUISA APRESENTA UMA REFLEXÃO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO
PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ESTAS AUXILIAM A CRIANÇA NO PROCESSO DE PENSAR, IMAGINAR, CRIAR E
SE RELACIONAR COM AS OUTRAS PESSOAS. OBJETIVOU-SE VERIFICAR A REPERCUSSÃO DESSAS DUAS PRÁTICAS
NO CONTEXTO DE SALA DE AULA E CONSEQUENTEMENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS
NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO UTILIZOU-SE UMA PESQUISA DE NATUREZA
QUALITATIVA, COM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE
ITAPIPOCA. ACREDITA-SE QUE ESSA PESQUISA ABRE CAMINHO PARA UM IMPORTANTE DEBATE ENTRE
APRENDIZAGEM E LUDICIDADE NO ESPAÇO DE SALA DE AULA, DE FORMA QUE AS AÇÕES EDUCATIVAS SEJAM
CADA VEZ MAIS POSITIVAS PARA OS ALUNOS. PARA UMA FUNDAMENTAÇÃO SÓLIDA E SISTEMÁTICA ESTUDOUSE
AS IDEIAS DE VYGOTSKY, PIAGET, DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO
EMPÍRICA PERMITEM INFERIR QUE OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS SÃO RECURSOS FACILITADORES E ATRAENTES
NO ESPAÇO DA SALA DE AULA, PERMITINDO AO PROFESSOR, UMA APROXIMAÇÃO MAIS ESTREITA COM O
EDUCANDO. RESSALTA-SE QUE AS PRÁTICAS LÚDICAS POSSIBILITAM AO PROFESSOR TORNAR A APRENDIZAGEM
MOTIVADORA, PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA, ALÉM DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS CONDIÇÕES ADEQUADAS
AO DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MOTOR, EMOCIONAL, COGNITIVO E SOCIAL.