Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA

Palavra-chaves: JOGOS, BRINCADEIRAS, DESENVOLVIMENTO, PRÁTICAS, PRÁTICAS Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60894
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3685
    "inscrito_id" => 10675
    "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      ESSA PESQUISA APRESENTA UMA REFLEXÃO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO\r\n
      PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ESTAS AUXILIAM A CRIANÇA NO PROCESSO DE PENSAR, IMAGINAR, CRIAR E\r\n
      SE RELACIONAR COM AS OUTRAS PESSOAS. OBJETIVOU-SE VERIFICAR A REPERCUSSÃO DESSAS DUAS PRÁTICAS\r\n
      NO CONTEXTO DE SALA DE AULA E CONSEQUENTEMENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS\r\n
      NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO UTILIZOU-SE UMA PESQUISA DE NATUREZA\r\n
      QUALITATIVA, COM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE\r\n
      ITAPIPOCA. ACREDITA-SE QUE ESSA PESQUISA ABRE CAMINHO PARA UM IMPORTANTE DEBATE ENTRE\r\n
      APRENDIZAGEM E LUDICIDADE NO ESPAÇO DE SALA DE AULA, DE FORMA QUE AS AÇÕES EDUCATIVAS SEJAM\r\n
      CADA VEZ MAIS POSITIVAS PARA OS ALUNOS. PARA UMA FUNDAMENTAÇÃO SÓLIDA E SISTEMÁTICA ESTUDOUSE\r\n
      AS IDEIAS DE VYGOTSKY, PIAGET, DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO\r\n
      EMPÍRICA PERMITEM INFERIR QUE OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS SÃO RECURSOS FACILITADORES E ATRAENTES\r\n
      NO ESPAÇO DA SALA DE AULA, PERMITINDO AO PROFESSOR, UMA APROXIMAÇÃO MAIS ESTREITA COM O\r\n
      EDUCANDO. RESSALTA-SE QUE AS PRÁTICAS LÚDICAS POSSIBILITAM AO PROFESSOR TORNAR A APRENDIZAGEM\r\n
      MOTIVADORA, PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA, ALÉM DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS CONDIÇÕES ADEQUADAS\r\n
      AO DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MOTOR, EMOCIONAL, COGNITIVO E SOCIAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "JOGOS, BRINCADEIRAS, DESENVOLVIMENTO, PRÁTICAS, PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID10675_24092019121803.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILANEIDE MARQUES SOUTO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "ILAN SOUTO"
    "autor_email" => "ilaneide@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60894
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 3685
    "inscrito_id" => 10675
    "titulo" => "JOGOS E BRINCADEIRAS NO CONTEXTO DA SALA DE AULA"
    "resumo" => """
      ESSA PESQUISA APRESENTA UMA REFLEXÃO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO\r\n
      PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ESTAS AUXILIAM A CRIANÇA NO PROCESSO DE PENSAR, IMAGINAR, CRIAR E\r\n
      SE RELACIONAR COM AS OUTRAS PESSOAS. OBJETIVOU-SE VERIFICAR A REPERCUSSÃO DESSAS DUAS PRÁTICAS\r\n
      NO CONTEXTO DE SALA DE AULA E CONSEQUENTEMENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS\r\n
      NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO UTILIZOU-SE UMA PESQUISA DE NATUREZA\r\n
      QUALITATIVA, COM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE\r\n
      ITAPIPOCA. ACREDITA-SE QUE ESSA PESQUISA ABRE CAMINHO PARA UM IMPORTANTE DEBATE ENTRE\r\n
      APRENDIZAGEM E LUDICIDADE NO ESPAÇO DE SALA DE AULA, DE FORMA QUE AS AÇÕES EDUCATIVAS SEJAM\r\n
      CADA VEZ MAIS POSITIVAS PARA OS ALUNOS. PARA UMA FUNDAMENTAÇÃO SÓLIDA E SISTEMÁTICA ESTUDOUSE\r\n
      AS IDEIAS DE VYGOTSKY, PIAGET, DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO\r\n
      EMPÍRICA PERMITEM INFERIR QUE OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS SÃO RECURSOS FACILITADORES E ATRAENTES\r\n
      NO ESPAÇO DA SALA DE AULA, PERMITINDO AO PROFESSOR, UMA APROXIMAÇÃO MAIS ESTREITA COM O\r\n
      EDUCANDO. RESSALTA-SE QUE AS PRÁTICAS LÚDICAS POSSIBILITAM AO PROFESSOR TORNAR A APRENDIZAGEM\r\n
      MOTIVADORA, PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA, ALÉM DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS CONDIÇÕES ADEQUADAS\r\n
      AO DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MOTOR, EMOCIONAL, COGNITIVO E SOCIAL.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "JOGOS, BRINCADEIRAS, DESENVOLVIMENTO, PRÁTICAS, PRÁTICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA8_ID10675_24092019121803.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:39"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ILANEIDE MARQUES SOUTO BEZERRA"
    "autor_nome_curto" => "ILAN SOUTO"
    "autor_email" => "ilaneide@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

ESSA PESQUISA APRESENTA UMA REFLEXÃO ACERCA DAS CONTRIBUIÇÕES DOS JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM. ESTAS AUXILIAM A CRIANÇA NO PROCESSO DE PENSAR, IMAGINAR, CRIAR E SE RELACIONAR COM AS OUTRAS PESSOAS. OBJETIVOU-SE VERIFICAR A REPERCUSSÃO DESSAS DUAS PRÁTICAS NO CONTEXTO DE SALA DE AULA E CONSEQUENTEMENTE NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. PARA ISSO UTILIZOU-SE UMA PESQUISA DE NATUREZA QUALITATIVA, COM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL NO MUNICÍPIO DE ITAPIPOCA. ACREDITA-SE QUE ESSA PESQUISA ABRE CAMINHO PARA UM IMPORTANTE DEBATE ENTRE APRENDIZAGEM E LUDICIDADE NO ESPAÇO DE SALA DE AULA, DE FORMA QUE AS AÇÕES EDUCATIVAS SEJAM CADA VEZ MAIS POSITIVAS PARA OS ALUNOS. PARA UMA FUNDAMENTAÇÃO SÓLIDA E SISTEMÁTICA ESTUDOUSE AS IDEIAS DE VYGOTSKY, PIAGET, DENTRE OUTROS. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA OBSERVAÇÃO EMPÍRICA PERMITEM INFERIR QUE OS JOGOS E AS BRINCADEIRAS SÃO RECURSOS FACILITADORES E ATRAENTES NO ESPAÇO DA SALA DE AULA, PERMITINDO AO PROFESSOR, UMA APROXIMAÇÃO MAIS ESTREITA COM O EDUCANDO. RESSALTA-SE QUE AS PRÁTICAS LÚDICAS POSSIBILITAM AO PROFESSOR TORNAR A APRENDIZAGEM MOTIVADORA, PRAZEROSA E SIGNIFICATIVA, ALÉM DE PROPORCIONAR AOS ALUNOS CONDIÇÕES ADEQUADAS AO DESENVOLVIMENTO FÍSICO, MOTOR, EMOCIONAL, COGNITIVO E SOCIAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.