A PRESENTE PESQUISA, TÊM COMO DESAFIO REFLETIR A RESPEITO DA EXECUÇÃO DA DIDÁTICA PELO CONTEXTO ÉTNICO-RACIAL. DESSA FORMA, RESSALTANDO A LEI 9.394/1996 ALTERADA PELA LEI 10.639/03, MODIFICADA PELA LEI 11.645/08, NA QUAL TORNA OBRIGATÓRIO O ENSINO DA HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRAE E INDÍGENA. SOB ESSE VIÉS, É IMPORTANTE EVIDENCIAR QUE A INSTITUIÇÃO ESCOLAR, TEM SUA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA PROMOVER A AUTOAFIRMAÇÃO DOS SEUS ALUNOS ENQUANTO IDENTIDADE, VALORIZANDO SEUS CONTEXTO ÉTNICOS-RACIAIS A PARTIR DA FORMAÇÃO DE INDIVÍDUOS CONSCIENTES E QUE RECONHEÇAM E VALORIZEM A SUA HISTÓRIA, CULTURA, TRAÇOS, LEGADOS MARCADOS PELO CONTEXTO DE LUTAS E CONQUISTAS, BASEADOS EM VALORES MORAIS, SOCIAIS E ÉTICOS. JÁ QUE, POR MEIO DESSES VALORES, ESSES INDIVÍDUOS CONSEGUIRÃO CONSTRUIR SUA IDENTIDADE TENDO COMO REFERÊNCIA DESDE A INFÂNCIA, HERÓIS, PERSONAGENS E GRANDES REPRESENTANTES QUE MARCARAM E FRISAM O REGISTRO HISTÓRICO DO CENÁRIO NACIONAL. ENTRETANTO, ALGUMAS DESSAS INSTITUIÇÕES, ACABAM POR NÃO RESPEITAR AS DIVERSIDADES PRESENTES, UMA VEZ QUE, NÃO SE EVIDENCIA A CULTURA E RELIGIÃO DESSE POVO COMO ALGO BENÉVOLO, ALIADO A NÃO EXALTAÇÃO DA IDENTIDADE DOS MESMOS, ESTIGMATIZADOS POR SUA ESTÉTICA E PADRÕES PRÉ-ESTABELECIDOS PELA SOCIEDADE. DISPÕE-SE COMO OBJETIVO, A ANÁLISE DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, ENQUANTO PERSPECTIVA DA AFIRMAÇÃO DA IDENTIDADE RACIAL. FOI REALIZADA A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, TENDO COMO APORTE TEÓRICO OS AUTORES: BOURDIEU (1998), SILVA (2005), GOMES (2011), DENTRE OUTROS. PORTANTO PERCEBEMOS, QUE URGE A NECESSIDADE DE SE REVER AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS, VISTO QUE A PECULIARIDADE DESSE POVO NÃO ESTÁ SENDO DISCUTIDA, E TÃO POUCO EMERGIDA NA LITERATURA.