RESUMO
A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO ESTÁ CONSTANTEMENTE SE RENOVANDO EM TODOS OS SEUS ASPECTOS,
TANTO NO POLÍTICO, CULTURAL E SOCIAL QUANTO NO ESTRUTURAL, ORGANIZACIONAL E PEDAGÓGICO. NO QUE
DIZ RESPEITO A SUA GESTÃO TAMBÉM NÃO É DIFERENTE. A FORMA DE GESTÃO ADOTADA PELA ESCOLA
INFLUENCIA DECISIVAMENTE NA QUALIDADE OU FALTA DE QUALIDADE DO ENSINO OFERECIDO, BEM COMO NO
PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FATOS ESSES QUE NOS INSTIGOU A DESENVOLVER A PRESENTE
INVESTIGAÇÃO, CONDUZIDA PELA INDAGAÇÃO: SOBRE ATÉ QUE PONTO A GESTÃO DEMOCRÁTICA E
PARTICIPATIVA PROPORCIONA O ENVOLVIMENTO E SATISFAÇÃO DOS ATORES EDUCACIONAIS E SEUS ELEMENTOS
CONSTITUÍDOS? A PARTIR DO PRESSUPOSTO QUE CONCEBER O EXERCÍCIO DA GESTÃO ESCOLAR E CONSIDERAR
O GESTOR COMO LÍDER É FAVORECER AS RELAÇÕES HUMANAS POSITIVAS NA ESCOLA, PAUTADAS NA ÉTICA, NA
AUTORIDADE, NO RECONHECIMENTO DOS PARES E NÃO NA FORÇA DO CARGO. COM O OBJETIVO DE ANALISAR O
EXERCÍCIO DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA DEMOCRÁTICA COMO POSSIBILIDADE REAL DA GESTÃO ESCOLAR PARA
O SUCESSO DE TODOS OS ATORES ESCOLARES. TENDO COMO METODOLOGIA A ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA, O
ESTUDO REVELOU QUE A ESCOLA SÓ PODE ASSUMIR A DINÂMICA DE PARTICIPAÇÃO SE A GESTÃO ESCOLAR
ASSUMIR O MODELO DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICA; ISTO É, O GESTOR ASSUMIR TRABALHAR COM PARCEIROS,
MINIMIZANDO O CARÁTER HIERÁRQUICO, SEM ALIENAR OS PAPEIS E FUNÇÕES DE CADA UM, MESMO QUANDO
ESTAS ESTÃO NA CONTRAMÃO DO QUE PARECE SER A MELHOR OPÇÃO, POIS A LIDERANÇA DEMOCRÁTICA SÓ É
CONQUISTADA COM A PRÁTICA DOS VALORES HUMANOS TAIS COMO: RESPEITO, JUSTIÇA, CONFIANÇA,
LIBERDADE, VERDADE, ENTRE OUTROS.