UMA ANÁLISE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DA
ESCOLA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 62829 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2420 "inscrito_id" => 183 "titulo" => """ UMA ANÁLISE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DA\r\n ESCOLA """ "resumo" => """ RESUMO\r\n A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO ESTÁ CONSTANTEMENTE SE RENOVANDO EM TODOS OS SEUS ASPECTOS,\r\n TANTO NO POLÍTICO, CULTURAL E SOCIAL QUANTO NO ESTRUTURAL, ORGANIZACIONAL E PEDAGÓGICO. NO QUE\r\n DIZ RESPEITO A SUA GESTÃO TAMBÉM NÃO É DIFERENTE. A FORMA DE GESTÃO ADOTADA PELA ESCOLA\r\n INFLUENCIA DECISIVAMENTE NA QUALIDADE OU FALTA DE QUALIDADE DO ENSINO OFERECIDO, BEM COMO NO\r\n PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FATOS ESSES QUE NOS INSTIGOU A DESENVOLVER A PRESENTE\r\n INVESTIGAÇÃO, CONDUZIDA PELA INDAGAÇÃO: SOBRE ATÉ QUE PONTO A GESTÃO DEMOCRÁTICA E\r\n PARTICIPATIVA PROPORCIONA O ENVOLVIMENTO E SATISFAÇÃO DOS ATORES EDUCACIONAIS E SEUS ELEMENTOS\r\n CONSTITUÍDOS? A PARTIR DO PRESSUPOSTO QUE CONCEBER O EXERCÍCIO DA GESTÃO ESCOLAR E CONSIDERAR\r\n O GESTOR COMO LÍDER É FAVORECER AS RELAÇÕES HUMANAS POSITIVAS NA ESCOLA, PAUTADAS NA ÉTICA, NA\r\n AUTORIDADE, NO RECONHECIMENTO DOS PARES E NÃO NA FORÇA DO CARGO. COM O OBJETIVO DE ANALISAR O\r\n EXERCÍCIO DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA DEMOCRÁTICA COMO POSSIBILIDADE REAL DA GESTÃO ESCOLAR PARA\r\n O SUCESSO DE TODOS OS ATORES ESCOLARES. TENDO COMO METODOLOGIA A ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA, O\r\n ESTUDO REVELOU QUE A ESCOLA SÓ PODE ASSUMIR A DINÂMICA DE PARTICIPAÇÃO SE A GESTÃO ESCOLAR\r\n ASSUMIR O MODELO DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICA; ISTO É, O GESTOR ASSUMIR TRABALHAR COM PARCEIROS,\r\n MINIMIZANDO O CARÁTER HIERÁRQUICO, SEM ALIENAR OS PAPEIS E FUNÇÕES DE CADA UM, MESMO QUANDO\r\n ESTAS ESTÃO NA CONTRAMÃO DO QUE PARECE SER A MELHOR OPÇÃO, POIS A LIDERANÇA DEMOCRÁTICA SÓ É\r\n CONQUISTADA COM A PRÁTICA DOS VALORES HUMANOS TAIS COMO: RESPEITO, JUSTIÇA, CONFIANÇA,\r\n LIBERDADE, VERDADE, ENTRE OUTROS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, GESTÃO, LIDERANÇA, PARTICIPAÇÃO, PARTICIPAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID183_18082019213120.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUD KIRMAYR DA SILVA ROCHA" "autor_nome_curto" => "CLAUD" "autor_email" => "claud_bc@hotmail.com" "autor_ies" => "ISEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 62829 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 2420 "inscrito_id" => 183 "titulo" => """ UMA ANÁLISE DA GESTÃO DEMOCRÁTICA E PARTICIPATIVA DA\r\n ESCOLA """ "resumo" => """ RESUMO\r\n A EDUCAÇÃO NO BRASIL E NO MUNDO ESTÁ CONSTANTEMENTE SE RENOVANDO EM TODOS OS SEUS ASPECTOS,\r\n TANTO NO POLÍTICO, CULTURAL E SOCIAL QUANTO NO ESTRUTURAL, ORGANIZACIONAL E PEDAGÓGICO. NO QUE\r\n DIZ RESPEITO A SUA GESTÃO TAMBÉM NÃO É DIFERENTE. A FORMA DE GESTÃO ADOTADA PELA ESCOLA\r\n INFLUENCIA DECISIVAMENTE NA QUALIDADE OU FALTA DE QUALIDADE DO ENSINO OFERECIDO, BEM COMO NO\r\n PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FATOS ESSES QUE NOS INSTIGOU A DESENVOLVER A PRESENTE\r\n INVESTIGAÇÃO, CONDUZIDA PELA INDAGAÇÃO: SOBRE ATÉ QUE PONTO A GESTÃO DEMOCRÁTICA E\r\n PARTICIPATIVA PROPORCIONA O ENVOLVIMENTO E SATISFAÇÃO DOS ATORES EDUCACIONAIS E SEUS ELEMENTOS\r\n CONSTITUÍDOS? A PARTIR DO PRESSUPOSTO QUE CONCEBER O EXERCÍCIO DA GESTÃO ESCOLAR E CONSIDERAR\r\n O GESTOR COMO LÍDER É FAVORECER AS RELAÇÕES HUMANAS POSITIVAS NA ESCOLA, PAUTADAS NA ÉTICA, NA\r\n AUTORIDADE, NO RECONHECIMENTO DOS PARES E NÃO NA FORÇA DO CARGO. COM O OBJETIVO DE ANALISAR O\r\n EXERCÍCIO DA LIDERANÇA PARTICIPATIVA DEMOCRÁTICA COMO POSSIBILIDADE REAL DA GESTÃO ESCOLAR PARA\r\n O SUCESSO DE TODOS OS ATORES ESCOLARES. TENDO COMO METODOLOGIA A ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA, O\r\n ESTUDO REVELOU QUE A ESCOLA SÓ PODE ASSUMIR A DINÂMICA DE PARTICIPAÇÃO SE A GESTÃO ESCOLAR\r\n ASSUMIR O MODELO DE LIDERANÇA DEMOCRÁTICA; ISTO É, O GESTOR ASSUMIR TRABALHAR COM PARCEIROS,\r\n MINIMIZANDO O CARÁTER HIERÁRQUICO, SEM ALIENAR OS PAPEIS E FUNÇÕES DE CADA UM, MESMO QUANDO\r\n ESTAS ESTÃO NA CONTRAMÃO DO QUE PARECE SER A MELHOR OPÇÃO, POIS A LIDERANÇA DEMOCRÁTICA SÓ É\r\n CONQUISTADA COM A PRÁTICA DOS VALORES HUMANOS TAIS COMO: RESPEITO, JUSTIÇA, CONFIANÇA,\r\n LIBERDADE, VERDADE, ENTRE OUTROS. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "ESCOLA, GESTÃO, LIDERANÇA, PARTICIPAÇÃO, PARTICIPAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA4_ID183_18082019213120.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:58" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:47" "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLAUD KIRMAYR DA SILVA ROCHA" "autor_nome_curto" => "CLAUD" "autor_email" => "claud_bc@hotmail.com" "autor_ies" => "ISEL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }