AS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS SÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA ELUCIDAÇÃO DE CONCEITOS, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE AO ESTUDO DAS CIÊNCIAS DA NATUREZA. DESSA FORMA, NA QUÍMICA, CONSTITUEM UMA FERRAMENTA AUXILIAR NO TRABALHO DOCENTE, DE MODO A FACILITAR A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA PELOS EDUCANDOS. ENTRETANTO, É SABIDO QUE ATIVIDADES COMO ESTAS DEMANDAM PLANEJAMENTO E RECURSOS, SE TORNANDO, MUITAS VEZES, INVIÁVEL SUA REALIZAÇÃO PELOS DOCENTES. ESSA REALIDADE É, POR VEZES, AINDA MAIS ACENTUADA EM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, E POR ESTE MOTIVO, OS BOLSISTAS DO PIBID, COM A COLABORAÇÃO DA PROFESSORA DE QUÍMICA DA ESCOLA ESTADUAL MANOEL DE MELO MONTENEGRO, PROMOVERAM A REALIZAÇÃO DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL, UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO. A AÇÃO FOI REALIZADA NO LABORATÓRIO, COM ALUNOS DAS 2ª SÉRIES DO ENSINO MÉDIO DO TURNO MATUTINO, OBJETIVANDO UMA AVALIAÇÃO SOBRE O CONTEÚDO DE CINÉTICA QUÍMICA. ASSIM, FORAM APRESENTADOS QUATRO EXPERIMENTOS PARA OS ESTUDANTES, BEM COMO, PROMOVIDA A DISCUSSÃO A RESPEITO DAS TRANSFORMAÇÕES IDENTIFICADAS A FIM DE AVALIAR O ESTABELECIMENTO DA RELAÇÃO ENTRE O CONTEÚDO ESTUDADO E PRÁTICA. COM ISSO, FOI PERCEPTÍVEL O ENRIQUECIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM, JÁ QUE OS EDUCANDOS EXPUSERAM DÚVIDAS E RESPONDERAM SATISFATORIAMENTE A MAIOR PARTE DAS QUESTÕES PROPOSTAS, NO QUE SE REFERE A INTERPRETAÇÃO DOS EXPERIMENTOS SOBRE O CONTEÚDO ESTUDADO EM SALA DE AULA.