O MUNDO GLOBALIZADO E SEU CONSTANTE DINAMISMO AFETA DIRETAMENTE TODAS AS ÁREAS DA CIÊNCIA E, CONSEQUENTEMENTE, NA EDUCAÇÃO. E ASSIM, O PROFISSIONAL INSERIDO DENTRO DESTE CONTEXTO NECESSITA ACOMPANHAR ESSAS INTENSAS MUDANÇAS. UMA DAS ALTERNATIVAS É A MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL, QUE PERMITE AO PROFESSOR EM FORMAÇÃO A IMERSÃO EM OUTRAS CULTURAS, IDIOMAS E, PRINCIPALMENTE NA FORMAÇÃO TÉCNICA QUE TERÁ UM IMPACTO DIRETO NA QUALIDADE DE SUAS AULAS POSTERIORMENTE, FAZENDO COM QUE O SUJEITO SEJA AO MESMO TEMPO APRENDIZ E COMPARTILHADOR DE CONHECIMENTOS DENTRO DOS PROCESSOS DE ENSINAMENTOS. PORTANTO, O PRESENTE TRABALHO SURGE COM A INTENÇÃO DE DEMONSTRAR QUAIS OS EFEITOS E OBSERVAÇÕES DA MOBILIDADE ACADÊMICA INTERNACIONAL DENTRO DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE DE UMA ACADÊMICA DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ, DURANTE SEU PERÍODO DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE DE DEBRECEN, NA HUNGRIA, ATRAVÉS DO PROGRAMA DE BOLSAS STIPENDIUM HUNGARICUM.