O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO ACERCA DE ATIVIDADES LÚDICAS E SUAS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, TENDO COMO SUJEITOS DISCENTES DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PEDRO RIBEIRO, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE VITÓRIA DE SANTO ANTÃO - PE. ESTE TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL APRESENTAR AS CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO, A PARTIR DAS ATIVIDADES LÚDICAS, VISTO QUE BRINCADEIRAS E JOGOS SÃO SEGUNDO ALGUNS ESTUDIOSOS, FERRAMENTAS QUE TEM O PODER SOBRE A CRIANÇA DE FACILITAR TANTO O PROGRESSO DE PERSONALIDADE INTEGRAL, COMO O PROGRESSO DE CADA UMA DE SUAS FUNÇÕES PSICOLÓGICAS, INTELECTUAIS E MORAIS. BASEANDO-SE EM PRESSUPOSTOS TEÓRICOS E OBSERVAÇÕES EM LÓCUS DOS DISCENTES, BEM COMO REALIZANDO ATIVIDADES LÚDICAS. A PROPOSTA DESTE TRABALHO PERMITE REAFIRMAR QUE A UTILIZAÇÃO DE JOGOS E BRINCADEIRAS NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO QUANDO BEM APLICADAS CONTRIBUIRÃO NO DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA E CONSEQUENTEMENTE, PROPICIARÁ UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE NO ENSINO FUNDAMENTAL. SENDO ASSIM, APLICOU-SE ATIVIDADES LÚDICAS EM TRINTA E OITO AULAS, NAS PRIMEIRAS VINTE E OITO AULAS, TRABALHOU-SE UM JOGO CHAMADO TROCANDO AS LETRAS E NAS DEZ AULAS SEGUINTES, UM OUTRO JOGO DENOMINADO TROCANDO AS SÍLABAS. OBSERVOU-SE ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DOS JOGOS, QUE AO EXPLORAR AS LETRAS E PALAVRAS AS CRIANÇAS DEMONSTRAVAM UM POUCO DO CONHECIMENTO LÓGICO-MATEMÁTICO E O CONHECIMENTO FÍSICO, POIS EVIDENCIAVAM HABILIDADES MOTORAS, ASSIM COMO, HABILIDADE COGNITIVA, COMETENDO ALGUNS EQUÍVOCOS NA RELAÇÃO MENTAL ENTRE OS SONS E LETRAS. SENDO ASSIM, A ALFABETIZAÇÃO DEVE SER UM PROCESSO DINÂMICO E CRIATIVO ATRAVÉS DE JOGOS, BRINQUEDOS, BRINCADEIRAS.