A PRESENTE PESQUISA BUSCOU IDENTIFICAR DE QUE FORMA OS ALUNOS DA ESCOLA DO CAMPO COMPREENDEM
COMO A EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESTÁ INSERIDA NO CONTEXTO ESCOLAR, ESTA TRANSCENDE AMPLAMENTE SUBSTRATOS
LIMITADOS ÀS CIÊNCIAS NATURAIS, OFÍCIO EXPLORADO PELA EDUCAÇÃO AMBIENTAL- EA CONTEMPORÂNEA. NESTE
SENTIDO, SERVIRAM DE BASE OS ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II DA ESCOLA MUNICIPAL DO
CAMPO JOSÉ BONIFÁCIO, LOCALIZADA NA COMUNIDADE PIO X - SUMÉ/PB. CONSIDEROU-SE NESSA PESQUISA, O
ENFOQUE E CONTEXTUALIZAÇÃO SOCIOAMBIENTAL PROPOSTA POR VARIADOS TEÓRICOS QUE RECONHECEM A
NECESSIDADE DE INTRODUZIR NA AMBIÊNCIA ESCOLAR PRÁTICAS PEDAGÓGICAS QUE TRATEM A VERTENTE AMBIENTAL A
PARTIR DE UM VIÉS SISTEMÁTICO ONDE O NATURAL E SOCIAL APERCEBAM-SE COMO APPROACHES INTRÍNSECOS, PARA
QUE ASSIM SEJAM DESCONSIDERADAS AS ABORDAGENS DE CUNHO MERAMENTE NATURALISTA, PRAXE MUITO VIVA
AINDA NESTES ESPAÇOS DE FORMAÇÃO-TRANSFORMAÇÃO HUMANA. PARA A OBTENÇÃO DOS DADOS UTILIZOU-SE A
APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIO E OBSERVAÇÕES DIAGNÓSTICAS. NO TOCANTE AOS RESULTADOS ALCANÇADOS,
IDENTIFICOU-SE QUE O PÚBLICO PESQUISADO NÃO PERCEBE A EA EM SUA TOTALIDADE, MAS TENDE A ASSOCIÁ-LA
MERAMENTE AOS FATORES NATURAIS, PRÁTICA ADVERSA DE SOCIEDADE DITA CONSUMISTA E DE EA CONTEMPORÂNEA
AOS RUMORES DA INTERNACIONALIZAÇÃO DO CAPITAL. EM SÍNTESE, O QUE SE PRETENDEU COM ESSE TRABALHO FOI
ESTIMULAR E/OU INSTIGAR O RESPECTIVO COLETIVO ESCOLAR A ADOTAR UMA NOVA PERCEPÇÃO E/OU POSTURA FRENTE
ÀS QUESTÕES AMBIENTAIS, DESTARTE, MOSTRAR A NECESSIDADE DE INTRODUZIR-SE NOS ESPAÇOS EDUCACIONAIS UM
NOVO MODELO PEDAGÓGICO CAPAZ DE PROMOVER TRANSFORMAÇÕES ECOSSOCIAIS PARA QUE SE POSSA ALCANÇAR
UMA SOCIEDADE JUSTA E EQUÍDEA.