O ESPAÇO ESCOLAR VEM SENDO ALVO DE CRÍTICAS HÁ BASTANTE TEMPO, POR DIVERSAS RAZÕES E, ATUALMENTE, UM DOS PRINCIPAIS QUESTIONAMENTOS É SOBRE AS PRÁTICAS DE ENSINO – SOBRETUDO NA ÁREA DE ENSINO DE LITERATURA - E O ENVOLVIMENTO DO EDUCANDO NELAS. NESTE CENÁRIO, É IMPORTANTE QUE SE QUESTIONE, POR EXEMPLO, SOBRE O QUE A ESCOLA TEM FEITO PARA TORNAR O ENSINO ENVOLVENTE, OU SEJA, PARA MOTIVAR O ALUNO A SE ENVOLVER COM AS ATIVIDADES PROPOSTAS. SABEMOS QUE ESTA NÃO É UMA QUESTÃO SIMPLES NEM FÁCIL DE SER RESOLVIDA, POIS SÃO MUITAS AS RAZÕES QUE LEVAM O EDUCANDO AO DESINTERESSE PELAS PROPOSTAS QUE LHE SÃO APRESENTADAS NA ESCOLA, MAS É RECONHECENDO A URGÊNCIA E IMPORTÂNCIA DE REFLETIRMOS SOBRE TAL CONTEXTO QUE BUSCAMOS NOS APROFUNDAR SOBRE A INTERDISCIPLINARIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR. ASSIM, ESTE ARTIGO, ABORDARÁ A INTERDISCIPLINARIDADE COMO UMA IMPORTANTE FERRAMENTA NAS PRÁTICAS DE ENSINO E, CONSEQUENTEMENTE, DISCUTIRÁ COMO UMA ALIADA NO DESPERTAR DO LEITOR PARA TORNAR-SE PROFICIENTE. PARA TANTO, ESTAREMOS EMBASADAS NOS POSTULADOS DE FAZENDA (1994), ANTISIERI (1975), PCN (1997), DENTRE OUTROS, OS QUAIS ANALISARÃO AS RELAÇÕES INTERDISCIPLINARES NO CONTEXTO ESCOLAR NÃO APENAS COMO UMA RELAÇÃO ENTRE DISCIPLINAS, MAS PARA ALÉM DESTA RELAÇÃO; OS VÁRIOS DIÁLOGOS DOS ATORES ENVOLVIDOS NAS PRÁTICAS ESCOLARES; AS INTER-RELAÇÕES QUE PERPASSAM ESTE CONTEXTO, DESDE OS SABERES DA COMUNIDADE ESCOLAR ATÉ OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS QUE A ESCOLA ALMEJA TRABALHAR COM O ALUNO, NA BUSCA PELO FORTALECIMENTO DAS PRÁTICAS DE LEITURA DENTRO E FORA DA ESCOLA. ESTA PESQUISA É DO TIPO ETNOGRÁFICA DE NATUREZA QUALITATIVA.