NESTE TRABALHO SÃO ANALISADAS AS POSSIBILIDADES DO USO DO JOGO DIDÁTICO NA ÁREA DE ENSINO DE QUÍMICA COMO PROPOSTA METODOLÓGICA QUE VISA A SUPERAÇÃO DAS DIFICULDADES APRESENTADAS EM AULAS TRADICIONAIS EXPOSITIVAS, COM REPETIÇÃO DE CONCEITOS E DESENVOLVIMENTOS DE FÓRMULAS MATEMÁTICAS. SOMA-SE A ESSE CONTEXTO A TENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, QUE SE APRESENTA CADA VEZ MAIS COM UM PÚBLICO MAIS JOVENS, O QUE REQUER AULAS DINÂMICAS E DIVERSIFICAÇÃO DE METODOLOGIAS. ASSIM A APLICAÇÃO DO JOGO DE TABULEIRO, UMA TRILHA QUÍMICA, FOI REALIZADA COM 18 ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO NOTURNO EM UM CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (CEJA) NA CIDADE DE BARRA DO GARÇAS, NO ESTADO DE MATO GROSSO. NO DESENVOLVIMENTO DAS AULAS OS ALUNOS OPINARAM SOBRE PROBLEMAS RELEVANTES QUE OCORREM EM BARRA DO GARÇAS E REGIÃO, TAIS COMO SUBSTÂNCIAS DO EFEITO ESTUFA E TRATAMENTO DE ESGOTO, RELACIONANDO ESSES PROBLEMAS COM AS SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS E SUAS CARACTERÍSTICAS. COMO RESULTADO, A SEQUÊNCIA DE ENSINO PLANEJADA E DESENVOLVIDA COM USO DO JOGO DIDÁTICO POSSIBILITOU O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES NAS ATIVIDADES E A CRITICIDADE À REALIDADE VIVENCIADA, O QUE CONTRIBUI PARA O PROCESSO DE COMPREENSÃO DOS TEMAS DO ENSINO DE QUÍMICA ABORDADOS, DENTRO DE UMA TEMÁTICA QUE PARTIU DE UM PROBLEMA REAL.