AS AULAS DO ENSINO DE CIÊNCIAS AINDA SÃO ESTRUTURADAS NA METODOLOGIA TRADICIONAL. NAS AULAS DE BOTÂNICA PERCEBEMOS QUE ESSE PROBLEMA GERA A FALTA DE MOTIVAÇÃO NOS EDUCANDOS, POIS FALTA INTERAÇÃO, E PARTICIPAÇÃO DIRETA NO DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. PARA A BOTÂNICA, DETERMINADOS CONTEÚDOS REPRESENTAM VERDADEIROS DESAFIOS PARA SEREM MINISTRADOS, E O DOCENTE PRECISA ALÉM DAS AULAS TEÓRICAS COM APLICAÇÃO DE CONCEITOS, INTERAGIR COM OS DISCENTES UTILIZANDO OUTRAS METODOLOGIAS. A PARTIR DESSA PROBLEMÁTICA ELABORAMOS UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO COMPOSTA POR UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, TENDO COMO BASE AULAS PRÁTICAS, ONDE OS EDUCANDOS PARTICIPARAM ATIVAMENTE DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. TENDO COMO OBJETIVO REGISTRAR A IMPORTÂNCIA DAS AULAS PRÁTICAS DE BOTÂNICA PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES DO ENSINO FUNDAMENTAL. A PESQUISA FOI REALIZADA COM 58 ESTUDANTES DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL MINISTRO JARBAS PASSARINHO, SITUADA EM CAMARAGIBE-PE. O TRABALHO É DE NATUREZA QUALITATIVA E PARA A COLETA DE DADOS UTILIZAMOS A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO PRÉ E PÓS-REALIZAÇÃO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA COM ATIVIDADES PRÁTICAS, ONDE OS EDUCANDOS DESENVOLVERAM O PROCESSO REPRODUTIVO E EVOLUTIVO DAS BRIÓFITAS E PTERIDÓFITAS, ATRAVÉS DE AULAS PRÁTICAS. OS RESULTADOS ENCONTRADOS EVIDENCIARAM QUE, OS MESMOS, TINHAM DIFICULDADES NA COMPREENSÃO DESSES DOIS GRUPOS DE PLANTAS, PORÉM, A SEQUÊNCIA DIDÁTICA DESENVOLVIDA COLABOROU COM A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO DOS ESTUDANTES, ATRAVÉS DOS TRABALHOS REALIZADOS PELOS MESMOS. CONCLUÍMOS QUE O OBJETIVO PROPOSTO FOI ALCANÇADO, POIS OS EDUCANDOS REFLETIRAM CRITICAMENTE, E PRODUZIRAM AS ATIVIDADES RELACIONANDO O CONHECIMENTO PRÉVIO COM O CONHECIMENTO CIENTÍFICO, INTERNALIZANDO UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA.