ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR O LEVANTAMENTO SOBRE O ESTADO ATUAL DOS LABORATÓRIOS DIDÁTICOS DE CIÊNCIA E MATEMÁTICA, NAS ESCOLAS DO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO NA REGIÃO DO MÉDIO SERTÃO MARANHENSE. PARA CONSOLIDAÇÃO DESSE OBJETIVO É NECESSÁRIO CONSIDERAR OS INDICADORES DO PERCENTUAL DE CRESCIMENTO DE EVENTOS, CURSOS E PROGRAMAS DE EXTENSÃO; DO NÚMERO DE INDIVÍDUOS DA COMUNIDADE ENVOLVIDOS EM AÇÕES DA EXTENSÃO, BEM COMO DO NÚMERO DE PONTOS DE PRESENÇA DO IFMA COM ATUAÇÃO ARTICULADA (IFMA, 2015). O LABORATÓRIO QUANDO UTILIZADO COMO RECURSO PODE AUXILIAR NA FORMAÇÃO EPISTEMOLÓGICA TANTO DOS DISCENTES QUANTO DOS DOCENTES NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM. PARA INVESTIGARMOS AS CONDIÇÕES DE USO E DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA ÁREA DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA FORAM REALIZADAS VISITAS DE CAMPO NAS ESCOLAS QUE COMPÕEM A ÁREA DE ABRANGÊNCIA DO IFMA (CAMPUS SÃO JOÃO DOS PATOS) COM A APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS FECHADOS COM OS PROFESSORES DAS DISCIPLINAS. FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS SEMI ESTRUTURADAS COM OS GESTORES. OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE NA MAIORIA DAS ESCOLAS VISITADAS OS LABORATÓRIOS FORAM RECEBIDOS ENTRE 2006-2009 SEM O PLANEJAMENTO PRÉVIO DE INFRAESTRUTURA ESCOLAR, SEM CAPACITAÇÃO PARA DOS DOCENTES E SEM MANUAIS DE UTILIZAÇÃO E REALIZAÇÃO DAS PRATICAS, DESCARTE E REPOSIÇÃO DOS MATERIAIS DE CONSUMO, O QUE FAZ DESTE TRABALHO UMA FONTE DE CONSULTA PARA O PLANEJAMENTO DE AÇÕES FUTURAS QUE POSSIBILITEM O USO CORRETO DOS LABORATÓRIOS, EM QUE USO DO LABORATÓRIO DIDÁTICO AINDA SE CONSTITUI NUM DESAFIO PARA PROFESSORES, GESTORES E ESTUDANTES.