ESSE TEXTO TRAZ ALGUNS DOS RESULTADOS E CONSIDERAÇÕES DA PESQUISA QUE TEVE COMO FINALIDADE INVESTIGAR AS DIFERENTES PRÁTICAS AVALIATIVAS DESENVOLVIDAS POR PROFESSORES DO COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS, JUNTO A ALUNOS DO 8º E 9º ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, EM ESCOLAS URBANAS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE BARREIRINHAS - MA. COMO METODOLOGIA OPTAMOS POR UMA PESQUISA DE CARÁTER EXPLORATÓRIO, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, FAZENDO USO DA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL, ALÉM DA OBSERVAÇÃO IN LOCO, COM COLETA DE DADOS E INFORMAÇÕES COM USO DE ENTREVISTAS. A PARTIR DA INVESTIGAÇÃO, FORAM OBTIDOS ELEMENTOS QUE NOS PERMITIRAM IDENTIFICAR OS PROCEDIMENTOS E ROTINAS ADOTADOS PELOS PROFESSORES PARA AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS. NOS LIMITES DESSE TEXTO, NOS DETEREMOS À ANÁLISE DA COMPRESSÃO DOS DOCENTES QUANTO AO CONCEITO DE AVALIAÇÃO. A PESQUISA DESENVOLVIDA, COM CERTEZA, CONTRIBUIU COM UM MAIOR CONHECIMENTO SOBRE OS PROCEDIMENTOS E ROTINAS AVALIATIVOS UTILIZADOS NO AMBIENTE ESCOLAR, PERMITINDO UMA REFLEXÃO CRÍTICA SOBRE AS ABORDAGENS REALIZADAS, BEM COMO AS NECESSÁRIAS PARA UM PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM CRÍTICO, QUE COLABORE PARA UMA FORMAÇÃO COMPETENTE DO ALUNADO. ESTUDOS NA ÁREA DE DIDÁTICA, ENSINO DE CIÊNCIAS E AVALIAÇÃO CONSTITUÍRAM O REFERENCIAL TEÓRICO DA PESQUISA, NOS PERMITINDO CONFRONTAR AS PRERROGATIVAS LEGAIS E TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE AVALIAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM AOS PROCEDIMENTOS E ROTINAS ADOTADOS PELOS PROFESSORES PARA AVALIAÇÃO DO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CIÊNCIAS.