O PRESENTE ARTIGO ABORDA A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ELABORADA A PARTIR DO PLANO DE AÇÃO DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) LÍNGUA PORTUGUESA, CAMPUS IV, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA, QUE FOI APLICADA EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DA CIDADE DE MAMANGUAPE-PB, COM ALUNOS DO SÉTIMO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL II. O OBJETIVO DESSE TRABALHO É EXPOR A OFICINA DE ESCRITA COM O GÊNERO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO, QUE FOI DIVIDIDA EM TRÊS MOMENTOS, RETRATANDO A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO DE GÊNEROS NA SALA DE AULA DE FORMA DINÂMICA. PARA ALCANÇAR ESSE OBJETIVO, UTILIZAMOS COMO PRINCIPAIS REFERENTES TEÓRICOS OS DOCUMENTOS OFICIAIS QUE NORTEIAM O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA, BEM COMO AUTORES COMO MARCUSCHI (2003), ANTUNES (2011), ENTRE OUTROS. DE ABORDAGEM QUALITATIVA E NATUREZA APLICADA, ESSA PESQUISA CONTOU COM OS SEGUINTES PROCEDIMENTOS: PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E PESQUISA AÇÃO. A ÚLTIMA CONTOU COM VISITAS À ESCOLA-CAMPO PARA OBSERVAÇÕES E DIAGNÓSTICOS, ORGANIZAÇÃO DE OFICINAS DE LEITURA E ESCRITA, APLICAÇÃO DE ATIVIDADES EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. ACREDITAMOS, AO FIM DESSA ETAPA DO PROGRAMA PIBID, QUE AS ATIVIDADES PROPORCIONADAS SUSCITARAM UM MAIOR INTERESSE PELO ENSINO-APRENDIZADO DE UM GÊNERO TEXTUAL, COLABORANDO PARA QUE O ALUNO COMPREENDA MELHOR A ESTRUTURA DO GÊNERO ESTUDADO E DESENVOLVA A ESCRITA DESSE GÊNERO.