O PRESENTE ARTIGO CONSTITUI-SE EM UMA CONTRIBUIÇÃO PARA QUE SE REFLITA DE QUE FORMA A FORMAÇÃO DOCENTE PODEM CONTRIBUI NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO, BEM COMO COMPREENDER A FUNÇÃO DO EDUCADOR MEDIADOR NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, SUA CONDUTA DIANTE DAS DIFICULDADES DIÁRIAS NA EDUCAÇÃO, E AINDA TRAÇAR O PERFIL DESSES EDUCADORES À PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO DADO PELA APLICAÇÃO DE UMA ENTREVISTA NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE SÃO JOÃO DOS PATOS-MA, COM PROFESSORES COMO SUJEITOS DA PESQUISA. A ANÁLISE QUALITATIVA DOS RESULTADOS OBTIDOS SE DEU COM BASE NA TEORIA HISTÓRICO-CULTURAL COM SUAS ORIGENS NOS ESTUDOS DE LEV SEMENOVICH VIGOTSKY. A PARTIR DOS RESULTADOS OBTIDOS COM A PESQUISA FOI POSSÍVEL COMPREENDER A VASTA GAMA DE POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES ENCONTRADAS POR TODOS OS EDUCADORES E A AQUELES QUE BUSCAM SE DESENVOLVER DE MANEIRA GERAL. POR MEIO DA MESMA EXPERIÊNCIA FOI POSSÍVEL CONHECER MELHOR O SUJEITO, O SEU PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO, POTENCIALIZANDO A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTÍNUA DO EDUCADOR FAZENDO UM DIAGNÓSTICO AVALIATIVO APLICADO AOS EDUCADORES, TRANÇANDO ASSIM UM PERFIL DAS DEFICIÊNCIAS DESSES ALUNOS BEM COMO AVALIAR A RELEVÂNCIAS DAS METODOLOGIAS APLICADAS POR ESSES DOCENTES PARA AGIR DIRETAMENTE SOBRE ESSES FATORES. PARA SÓ ASSIM ESTIMULAR A APROPRIAÇÃO DOS SABERES PELOS EDUCADORES RUMA À AUTONOMIA E ALCANÇAR UMA PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA, RELACIONADO AO AMBIENTE ESCOLAR BEM COMO SEU PROCESSO HISTÓRICO-CULTURAL E SOCIAL.