FAMÍLIA E ESCOLA SÃO INSTITUIÇÕES QUE FAZEM PARTE DO PROCESSO EVOLUTIVO DAS PESSOAS, AMBAS VISAM CONTRIBUIR SIGNIFICATIVAMENTE PARA FORMAÇÃO, NELAS SÃO ADQUIRIDOS VALORES REPASSADOS AO LOGO DA VIDA. AS INSTITUIÇÕES ESCOLARES E FAMILIARES DESEMPENHAM FUNÇÕES NECESSÁRIAS PARA VIDA DAS PESSOAS, A FLEXIBILIDADE NO ESPAÇO ESCOLAR FAZ DA ESCOLA UM LOCAL DE CONSTANTE MUDANÇA, DE REORGANIZAÇÃO COM FINALIDADE DE CONTRIBUIR PARA O APRENDIZADO DO ALUNO DANDO CONTINUIDADE NO PROCESSO DE FORMAÇÃO. OS GESTORES ESCOLARES POR SEREM SUJEITOS QUE ORGANIZAM, PLANEJAM UM TRABALHO COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS, CONHECEM A REALIDADE ESCOLAR E MUITAS VEZES A FAMILIAR. DIANTE DO EXPOSTO SURGIU O SEGUINTE QUESTIONAMENTO: QUAL A RELAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÃO ESCOLAR E FAMILIAR NA CONTEMPORANEIDADE? TAL QUESTIONAMENTO ENSEJOU A PESQUISA INTITULADA: INSTITUIÇÃO FAMILIAR E ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES NA CONTEMPORANEIDADE, QUE EM TERMOS GERAIS SE OBJETIVOU: INVESTIGAR A RELAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÃO FAMILIAR E ESCOLAR ATRAVÉS DAS PERCEPÇÕES DOS GESTORES, EM ESPECIFICAMENTE: PERCEBER COMO GESTORES CONCEITUAM FAMÍLIA; DESTACAR ALGUMAS MUDANÇAS NAS DUAS INSTITUIÇÕES. A PESQUISA TEVE COMO INTERLOCUTORES GESTORES DE DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE CAMPO DE NATUREZA QUALITATIVA. ATRAVÉS DOS RELATOS, NOTOU-SE EXISTE A RELAÇÃO ENTRE INSTITUIÇÃO ESCOLAR E FAMILIAR, OS RELATOS SÃO DISTINTOS, DEPENDE DA REALIDADE E COMPREENSÃO DE CADA GESTOR, ALÉM DISSO, A PESQUISA TAMBÉM POSSIBILITOU PERCEBER QUE AS MUDANÇAS NAS DUAS INSTITUIÇÕES ESTÃO LIGADAS AOS FATORES SOCIAIS.