A EDUCAÇÃO VOLTADA PARA A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS CONSCIENTES E RESPONSÁVEIS PARA A NOSSA SOCIEDADE É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, POIS É PAPEL DA ESCOLA É EDUCAR E PREPARAR O ALUNO DE MODO QUE NÃO SE PODE LIMITAR AO CONHECIMENTO DAS LEIS E REGRAS, MAS SIM FORMAR PESSOAS QUE PARTICIPAM DA VIDA COLETIVA DE FORMA CRÍTICA. PARA ISSO É IMPORTANTE QUE O PROFESSOR PREPARE E DISPONHA DE INFORMAÇÕES REFERENTES À DISCIPLINA DE ACORDO COM O AMBIENTE QUE VIVEMOS. MUITAS DIFICULDADES SÃO ENCONTRADAS PELOS ALUNOS NA DISCIPLINA DE QUÍMICA E ISSO GERA DESINTERESSE POR PARTE DOS ALUNOS. ESSE TRABALHO BUSCA INSTIGAR CURIOSIDADE E INTERESSE PELA DISCIPLINA COM A REALIZAÇÃO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL ASSOCIADA À TEORIA, MOSTRANDO ASSIM SUA CONTRIBUIÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. POR MAIS QUE OS PROFESSORES JUSTIFIQUEM NÃO TER AULAS PRÁTICAS POR DIFICULDADES INFRAESTRUTURAIS DAS ESCOLAS, É POSSÍVEL REALIZAR AS MESMAS EM SALA DE AULA, UTILIZANDO MATERIAIS DE BAIXO CUSTO. AS AULAS FORAM REALIZADAS ESCOLA PROFESSOR CORONEL JOSÉ AURÉLIO CÂMARA, COM A PARTE TEÓRICA E PRÁTICA EM SALA DE AULA, ESSA ÚLTIMA RELACIONADA COM O CONTEÚDO ESTUDADO. EM SEGUIDA APLICOU-SE UM QUESTIONÁRIO AOS ALUNOS SOBRE O QUE FOI VISTO NAS AULAS. COM A CONCRETIZAÇÃO DESTE TRABALHO FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS ALUNOS CONSEGUIRAM ENTENDER O QUE ESTAVA ACONTECENDO DURANTE A EXPERIMENTAÇÃO, E ASSIMILAR COM O CONTEÚDO DA AULA TEÓRICA ESTUDADO. A MAIORIA DOS ALUNOS AFIRMOU QUE O APRENDIZADO DURANTE AS AULA FOI ÓTIMO OU BOM, POIS O EXPERIMENTO OS AJUDOU NA COMPREENSÃO DA TEORIA.