NESTE ARTIGO ANALISO OS DIFERENTES DOMÍNIOS NECESSÁRIOS PARA A EFETIVA LEITURA E ESCRITA DE TEXTOS, BEM COMO O PAPEL DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA NO PLANEJAMENTO DE INTERVENÇÕES FRENTE À DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM DE LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. É FEITO UM ESTUDO DE CASO A PARTIR DO PLANEJAMENTO E APLICAÇÃO DE AVALIAÇÃO INSPIRADA NOS MODELOS DE DITADO APRESENTADO POR MORAIS (2007) E LEITURA DE PALAVRAS DE MONTEIRO E SOARES (2014), COM O INTUITO DE SONDAR O DOMÍNIO DE ORTOGRAFIA E LEITURA DE UMA ALUNA DO 2° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL QUE ESTUDA EM UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE BELO HORIZONTE, E ENFRENTA DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM. A PARTIR DA ANÁLISE DO DESEMPENHO DA CRIANÇA, É POSSÍVEL COMPROVAR AS POTENCIALIDADES DE UMA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA ELABORADA COM INTENCIONALIDADE, ALÉM DE REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESTE INSTRUMENTO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE CONSOLIDAÇÃO DAS REGULARIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA E DIRECIONAMENTO DE INTERVENÇÕES PEDAGÓGICAS POSTERIORES.