A NATUREZA TEM SIDO BASTANTE PREJUDICADA COM O CONSUMO EXAGERADO DE PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS E TÓXICOS. AO LIVRAR-SE DELES, ACUMULA-SE DETRITOS NO AMBIENTE, CAUSANDO DANOS AO PLANETA E À PRÓPRIA EXISTÊNCIA HUMANA. ASSIM, CONSTRUÍMOS UM PLANO DE CONSCIENTIZAÇÃO BASEADO NO MÉTODO DE PESQUISA-AÇÃO, SOBRE OS DIFERENTES TIPOS DE RESÍDUOS SÓLIDOS, SUA CLASSIFICAÇÃO E PROBLEMÁTICA AMBIENTAL PARA OS ALUNOS DO 1° ANO DO ENSINO MÉDIO, ATRAVÉS DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, BUSCANDO O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, PROPONDO PRINCIPALMENTE MUDAR OS HÁBITOS ENRAIZADOS NA SOCIEDADE NA QUAL VIVEMOS. ESTE TRABALHO DESENVOLVEU INICIALMENTE OS SEGUINTES CONTEÚDOS DE QUÍMICA: PROPRIEDADES DA MATÉRIA, SUBSTÂNCIAS, MISTURAS E SEPARAÇÃO DE MISTURAS; ATRAVÉS DE AULAS EXPOSITIVAS DIALOGADAS, NAS QUAIS OS ALUNOS INTERAGIRAM DE FORMA ATIVA. COM A PROPOSIÇÃO DE QUESTIONAMENTOS, OS DISCENTES CONSTRUÍRAM REFLEXÕES, DISCUSSÕES, NA QUAL O CONHECIMENTO PASSA A SER SUBSTANCIADO POR TODOS COM O AUXÍLIO DE UMA CARTILHA. DESTE MODO, FORAM ORIENTADOS A PRODUZIR UM RELATO DE EXPERIENCIA COM BASE NO COTIDIANO RELACIONANDO OS CONHECIMENTOS QUÍMICOS COM OS RESÍDUOS SÓLIDOS. AO REALIZAR UMA ANÁLISE DETALHADA DOS RESULTADOS, PERCEBEU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DESSES MÉTODOS DIDÁTICOS INCENTIVOU OS DISCENTES EM SALA DE AULA ACERCA DA TEMÁTICA, NA QUAL HOUVE A INTERPRETAÇÃO DOS CONHECIMENTOS AMBIENTAIS DENTRO DO ENSINO DE QUÍMICA, EM QUE PROBLEMATIZOU AS AÇÕES ACERCA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS PARA QUE HOUVESSE O COMPARTILHAMENTO DE IDEIAS E ARTICULAÇÃO DE PRÁTICAS CONSISTENTES DE MANEJO DO LIXO.