Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA

Palavra-chaves: COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL Comunicação Oral (CO) GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59382
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4653
    "inscrito_id" => 14354
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO TRATA DE UM CONJUNTO DE HABILIDADES QUE CARACTERIZA O ESTUDANTE QUE SABE ACESSAR, AVALIAR E USAR INFORMAÇÃO, DEVENDO SER TRABALHADA E AVALIADA EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES EDUCACIONAIS. PORÉM AINDA SÃO ENCONTRADAS POUCAS DISCUSSÕES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, SENDO NECESSÁRIO TRAZER MODELOS DE OUTROS NÍVEIS E MODALIDADES ACADÊMICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA ESPECÍFICA PARA A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES. DIANTE DISSO, INDAGA-SE AQUI: QUAIS AS EXPERIÊNCIAS OBSERVADAS NA LITERATURA DA ÁREA SOBRE A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO ÂMBITO ACADÊMICO? TEM COMO OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR NA LITERATURA MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS PARA A AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO ACADÊMICO (ESCOLAR E PROFISSIONAL). E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NA LITERATURA SOBRE AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO; E B) PROPOR METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE USA COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI APLICADA NA BRAPCI COM A UTILIZAÇÃO DOS TERMOS INFORMATION LITERACY E AVALIAÇÃO, CONECTADOS PELO OPERADO AND. DOS 23 RESULTADOS, APENAS 4 ATENDERAM AOS REQUISITOS DA PESQUISA. APÓS LEITURA CRÍTICA, OS ARTIGOS FORAM SINTETIZADOS E AVALIADOS, FOCANDO-SE NA AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. CONCLUI-SE A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO É INERENTE AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E AVALIAR A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO TORNA-SE UM ATO DE SUMA IMPORTÂNCIA, SENDO RECOMENDANDO PARA FUTUROS TRABALHOS A REFLEXÃO SOBRE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID14354_26092019210938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO GABRIEL PEREIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL FERREIRA"
    "autor_email" => "raimundogabrielpf@gmail.c"
    "autor_ies" => "IFCE CAMPUS CEDRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59382
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 4653
    "inscrito_id" => 14354
    "titulo" => "AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO: REVISÃO SISTEMÁTICA"
    "resumo" => "A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO TRATA DE UM CONJUNTO DE HABILIDADES QUE CARACTERIZA O ESTUDANTE QUE SABE ACESSAR, AVALIAR E USAR INFORMAÇÃO, DEVENDO SER TRABALHADA E AVALIADA EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES EDUCACIONAIS. PORÉM AINDA SÃO ENCONTRADAS POUCAS DISCUSSÕES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, SENDO NECESSÁRIO TRAZER MODELOS DE OUTROS NÍVEIS E MODALIDADES ACADÊMICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA ESPECÍFICA PARA A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES. DIANTE DISSO, INDAGA-SE AQUI: QUAIS AS EXPERIÊNCIAS OBSERVADAS NA LITERATURA DA ÁREA SOBRE A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO ÂMBITO ACADÊMICO? TEM COMO OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR NA LITERATURA MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS PARA A AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO ACADÊMICO (ESCOLAR E PROFISSIONAL). E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NA LITERATURA SOBRE AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO; E B) PROPOR METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE USA COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI APLICADA NA BRAPCI COM A UTILIZAÇÃO DOS TERMOS INFORMATION LITERACY E AVALIAÇÃO, CONECTADOS PELO OPERADO AND. DOS 23 RESULTADOS, APENAS 4 ATENDERAM AOS REQUISITOS DA PESQUISA. APÓS LEITURA CRÍTICA, OS ARTIGOS FORAM SINTETIZADOS E AVALIADOS, FOCANDO-SE NA AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. CONCLUI-SE A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO É INERENTE AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E AVALIAR A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO TORNA-SE UM ATO DE SUMA IMPORTÂNCIA, SENDO RECOMENDANDO PARA FUTUROS TRABALHOS A REFLEXÃO SOBRE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica"
    "palavra_chave" => "COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO, EDUCAÇÃO PROFISSIONAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA20_ID14354_26092019210938.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:32"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAIMUNDO GABRIEL PEREIRA FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "GABRIEL FERREIRA"
    "autor_email" => "raimundogabrielpf@gmail.c"
    "autor_ies" => "IFCE CAMPUS CEDRO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO TRATA DE UM CONJUNTO DE HABILIDADES QUE CARACTERIZA O ESTUDANTE QUE SABE ACESSAR, AVALIAR E USAR INFORMAÇÃO, DEVENDO SER TRABALHADA E AVALIADA EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES EDUCACIONAIS. PORÉM AINDA SÃO ENCONTRADAS POUCAS DISCUSSÕES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, SENDO NECESSÁRIO TRAZER MODELOS DE OUTROS NÍVEIS E MODALIDADES ACADÊMICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA ESPECÍFICA PARA A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES. DIANTE DISSO, INDAGA-SE AQUI: QUAIS AS EXPERIÊNCIAS OBSERVADAS NA LITERATURA DA ÁREA SOBRE A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO ÂMBITO ACADÊMICO? TEM COMO OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR NA LITERATURA MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS PARA A AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO ACADÊMICO (ESCOLAR E PROFISSIONAL). E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NA LITERATURA SOBRE AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO; E B) PROPOR METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE USA COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI APLICADA NA BRAPCI COM A UTILIZAÇÃO DOS TERMOS INFORMATION LITERACY E AVALIAÇÃO, CONECTADOS PELO OPERADO AND. DOS 23 RESULTADOS, APENAS 4 ATENDERAM AOS REQUISITOS DA PESQUISA. APÓS LEITURA CRÍTICA, OS ARTIGOS FORAM SINTETIZADOS E AVALIADOS, FOCANDO-SE NA AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. CONCLUI-SE A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO É INERENTE AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E AVALIAR A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO TORNA-SE UM ATO DE SUMA IMPORTÂNCIA, SENDO RECOMENDANDO PARA FUTUROS TRABALHOS A REFLEXÃO SOBRE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.