A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO TRATA DE UM CONJUNTO DE HABILIDADES QUE CARACTERIZA O ESTUDANTE QUE SABE ACESSAR, AVALIAR E USAR INFORMAÇÃO, DEVENDO SER TRABALHADA E AVALIADA EM TODOS OS NÍVEIS E MODALIDADES EDUCACIONAIS. PORÉM AINDA SÃO ENCONTRADAS POUCAS DISCUSSÕES EM RELAÇÃO À EDUCAÇÃO PROFISSIONAL, SENDO NECESSÁRIO TRAZER MODELOS DE OUTROS NÍVEIS E MODALIDADES ACADÊMICAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UMA PRÁTICA ESPECÍFICA PARA A FORMAÇÃO DE TRABALHADORES. DIANTE DISSO, INDAGA-SE AQUI: QUAIS AS EXPERIÊNCIAS OBSERVADAS NA LITERATURA DA ÁREA SOBRE A AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO ÂMBITO ACADÊMICO? TEM COMO OBJETIVO GERAL: IDENTIFICAR NA LITERATURA MÉTODOS E TÉCNICAS UTILIZADOS PARA A AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO ACADÊMICO (ESCOLAR E PROFISSIONAL). E COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS: A) REALIZAR UMA REVISÃO SISTEMÁTICA NA LITERATURA SOBRE AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO; E B) PROPOR METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO DE COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE USA COMO INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS A REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SISTEMÁTICA. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI APLICADA NA BRAPCI COM A UTILIZAÇÃO DOS TERMOS INFORMATION LITERACY E AVALIAÇÃO, CONECTADOS PELO OPERADO AND. DOS 23 RESULTADOS, APENAS 4 ATENDERAM AOS REQUISITOS DA PESQUISA. APÓS LEITURA CRÍTICA, OS ARTIGOS FORAM SINTETIZADOS E AVALIADOS, FOCANDO-SE NA AVALIAÇÃO DA COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO. CONCLUI-SE A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO É INERENTE AO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E AVALIAR A COMPETÊNCIA EM INFORMAÇÃO TORNA-SE UM ATO DE SUMA IMPORTÂNCIA, SENDO RECOMENDANDO PARA FUTUROS TRABALHOS A REFLEXÃO SOBRE METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL.