DIANTE DE UM CONTEXTO SOCIAL EM QUE O AUMENTO DE CASOS DE ADOLESCENTE COM INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (IST) É PERCEBIDO, A EDUCAÇÃO SEXUAL DISSEMINADA POR MEIO DE AÇÕES E PROJETOS É UMA FORMA VIÁVEL E EFICAZ DE DISSEMINAR INFORMAÇÃO DE QUALIDADE PARA OS ADOLESCENTES, DE FORMA QUE A SOCIEDADE COMO UM TODO PODE SE BENEFICIAR. COM ISSO, TABUS E ESTIGMAS EXISTENTES PODEM SER QUEBRADOS A FIM DE MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DA SOCIEDADE. TRATA-SE DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO DO TIPO RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE UMA ATIVIDADE DO PROJETO DE EXTENSÃO, QUE CONSISTE NA VISITA ÀS ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO, COM A FINALIDADE DE CONTEXTUALIZAR AS IST NO COTIDIANO DOS ADOLESCENTES. PERCEBEU-SE QUE OS ADOLESCENTES PENSAM NO PRESERVATIVO COMO UMA FORMA DE EVITAR A GRAVIDEZ E ACREDITAM QUE EM RELAÇÕES ESTÁVEIS OU SE HÁ O USO DE OUTRO CONTRACEPTIVO, COMO A PÍLULA ANTICONCEPCIONAL, O USO DO PRESERVATIVO PODE SER DISPENSADO. É NOTÓRIA A NECESSIDADE DA MELHOR DISSEMINAÇÃO DE CONHECIMENTOS ACERCA DA SEXUALIDADE, ESPECIFICAMENTE DA PROMOÇÃO E PREVENÇÃO DE IST PARA JOVENS, OS ADOLESCENTES EM QUESTÃO DEMONSTRARAM INTERESSE NA DISCUSSÃO DESSE ASSUNTO, PORÉM HÁ CARÊNCIA DE CONHECIMENTO QUANDO DE TRATA DE IST E SUAS CONSEQUÊNCIAS NO GERAL. PROJETOS COMO ESTE SÃO NECESSÁRIOS PARA DISSEMINAR O IMPACTO DAS IST NA VIDA SOCIAL DO ADOLESCENTE, O QUE CONTRIBUI SIGNIFICAMENTE PARA UMA MELHORIA NA QUALIDADE DE VIDA DA POPULAÇÃO E PARA A SAÚDE PÚBLICA, POR DESPERTAR A CONSCIENTIZAÇÃO DAS INDIVIDUALIDADES.