Diante das relaÇÕes existentes no contrato didÁtico, É necessÁrio que o sujeito professor tenha sensibilidade ao permitir-se, constantemente, a refletir sobre a sua prÁtica pedagÓgica. Acreditamos que a anÁlise de alguns dos efeitos do contrato didÁtico É tomada de partida para uma reflexÃo sobre o processo de ensino e aprendizagem encontrado na sala de aula. Uma das possibilidades disso É investigar alguns dos efeitos do contrato didÁtico que podem culminar em limitaÇÕes para a aprendizagem dos alunos. Levando isso em consideraÇÃo, surge o questionamento: quais os efeitos do contrato didÁtico encontrados na sala de aula e suas possÍveis implicaÇÕes? Para analisar e discutir essa indagaÇÃo, optamos por nos basear nos estudos realizados na disciplina Pesquisa Aplicada ao Ensino de MatemÁtica II do Curso Superior de Licenciatura em MatemÁtica, de uma instituiÇÃo de ensino pÚblica, localizada no sertÃo paraibano, pelo fato de que alguns pressupostos discutidos na disciplina tratavam sobre a EducaÇÃo MatemÁtica, os problemas que dela fazem parte e como ela É constituÍda em diferentes correntes epistemolÓgicas e, dessa forma, podem contribuir para discussÕes sobre algumas variÁveis didÁticas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem da MatemÁtica. O objetivo do artigo consiste em identificar alguns dos efeitos do contrato didÁtico no processo de ensino e aprendizagem da MatemÁtica, com abordagem no contexto da formaÇÃo inicial do professor. Destarte, sinalizamos a promoÇÃo de um ambiente dialÓgico balizado na discussÃo sobre algumas variÁveis didÁticas envolvidas no processo de ensino e aprendizagem da MatemÁtica.