ESTE ESTUDO ESTÁ SITUADO NA ÁREA DE LÍNGUA INGLESA, MAIS ESPECIFICAMENTE EM METODOLOGIAS DE ENSINO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA APLICADA E DE OBSERVAÇÃO PARTICIPANTE QUE ABORDA QUAIS AÇÕES E ATIVIDADES SÃO POSSÍVEIS PARA MOTIVAR O ALUNO NA BUSCA DO CONHECIMENTO EM LÍNGUA INGLESA COM VISTA A REVERTER O QUADRO DE DESEMPENHO INSATISFATÓRIO ESCOLAR NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO BRASIL. COMO SUPORTE TEÓRICO, REFERENDAMOS OS ESTUDOS DE ESTARNECK, E.S E SILVA, V.F (2010) E VYGOTSKY, DENTRE OUTROS, CUJAS PROPOSTAS ESTÃO APOIADAS EM CONCEITOS PEDAGÓGICOS DE MOTIVAÇÃO E SOCIOINTERACIONISMO PARA A COMPREENSÃO DOS ASPECTOS DE DIVERSIDADE CULTURAL E ARTÍSTICA DE PAÍSES DE LÍNGUA INGLESA COMO FORMA DE ESTÍMULO AO APRENDIZADO NESSE IDIOMA. DO PONTO DE VISTA METODOLÓGICO, O ARTIGO ENVOLVE ESTUDOS DE OBSERVAÇÃO DA VIDA REAL, COLETA DE DADOS DE EXPERIMENTAÇÃO REALIZADA POR TERCEIROS, ARTIGOS, LIVROS E REVISTAS – FÍSICOS E ONLINE – COM PESQUISAS SOBRE O TEMA. OS RESULTADOS MOSTRAM QUE A ATIVIDADE FEIRA CULTURAL TEM UM RESULTADO CRIATIVO E ACESSÍVEL PARA EDUCANDOS E EDUCADORES, POIS PARA ESTES OS AJUDA A CUMPRIR SEU PAPEL DE MEDIADOR DE ENSINO E PARA ESSES PROPORCIONA SUA AUTONOMIA NO APRENDIZADO DO IDIOMA.