A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA EM INTERFACE COM O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: EM PERSPECTIVA AS NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58238 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 490 "inscrito_id" => 7962 "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA EM INTERFACE COM O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: EM PERSPECTIVA AS NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA DE PESQUISAS VINCULADAS AO PROJETO ESCOLA PARA TODOS QUE SE DESENVOLVE-SE NO ÂMBITO DO GRUPO DE ESTUDOS ACESSI (ACESSIBILIDADE ESCOLAR E SOCIEDADE INCLUSIVA). REÚNE INVESTIGAÇÕES DE PROFESSORES PESQUISADORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA REGIÃO DO GRANDE ABCD PAULISTA. TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR COMO O DESIGN UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM PODE QUALIFICAR AS EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, PROMOVENDO A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PARA TODOS. TEORICAMENTE, TEM COMO REFERENCIAIS O PARADIGMA DA INCLUSÃO, O MODELO SOCIAL DE DEFICIÊNCIA, A TEORIA DO CURRÍCULO E O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM. METODOLOGICAMENTE, OPTA POR INVESTIGAÇÕES QUALITATIVAS COM BASE NA PESQUISA NARRATIVA E NA PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO, POIS AMBAS OPORTUNIZAM A CONSTITUIÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE CONHECIMENTO COMPOSTA POR PROFESSORES E PESQUISADORES QUE TRABALHAM DE MANEIRA COLABORATIVA. OS RESULTADOS APONTAM PARA A RELEVÂNCIA DO ENSINO COLABORATIVO, A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM BASE EM CRITÉRIOS DE ACESSIBILIDADE, REUSABILIDADE E GRANULARIDADE E A DEMANDA POR NOVAS TEMPORALIDADES E ESPACIALIDADES NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS. MOSTRA, AINDA, QUE HÁ UMA TENDÊNCIA À REDUÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR ÀS PRÁTICAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, CURRÍCULO EM AÇÃO, DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7962_09072019200428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETE CRISTINA COSTA-RENDERS" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE COSTA-RENDERS" "autor_email" => "elizabetecostarenders@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58238 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 490 "inscrito_id" => 7962 "titulo" => "A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA EM INTERFACE COM O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM: EM PERSPECTIVA AS NOVAS PRÁTICAS EDUCATIVAS" "resumo" => "ESTE ARTIGO TRATA DE PESQUISAS VINCULADAS AO PROJETO ESCOLA PARA TODOS QUE SE DESENVOLVE-SE NO ÂMBITO DO GRUPO DE ESTUDOS ACESSI (ACESSIBILIDADE ESCOLAR E SOCIEDADE INCLUSIVA). REÚNE INVESTIGAÇÕES DE PROFESSORES PESQUISADORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA REGIÃO DO GRANDE ABCD PAULISTA. TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR COMO O DESIGN UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM PODE QUALIFICAR AS EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, PROMOVENDO A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PARA TODOS. TEORICAMENTE, TEM COMO REFERENCIAIS O PARADIGMA DA INCLUSÃO, O MODELO SOCIAL DE DEFICIÊNCIA, A TEORIA DO CURRÍCULO E O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM. METODOLOGICAMENTE, OPTA POR INVESTIGAÇÕES QUALITATIVAS COM BASE NA PESQUISA NARRATIVA E NA PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO, POIS AMBAS OPORTUNIZAM A CONSTITUIÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE CONHECIMENTO COMPOSTA POR PROFESSORES E PESQUISADORES QUE TRABALHAM DE MANEIRA COLABORATIVA. OS RESULTADOS APONTAM PARA A RELEVÂNCIA DO ENSINO COLABORATIVO, A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM BASE EM CRITÉRIOS DE ACESSIBILIDADE, REUSABILIDADE E GRANULARIDADE E A DEMANDA POR NOVAS TEMPORALIDADES E ESPACIALIDADES NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS. MOSTRA, AINDA, QUE HÁ UMA TENDÊNCIA À REDUÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR ÀS PRÁTICAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "ACESSIBILIDADE, CURRÍCULO EM AÇÃO, DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO ESPECIAL, EDUCAÇÃO ESPECIAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA10_ID7962_09072019200428.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELIZABETE CRISTINA COSTA-RENDERS" "autor_nome_curto" => "ELIZABETE COSTA-RENDERS" "autor_email" => "elizabetecostarenders@gma" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }