ESTE ARTIGO TRATA DE PESQUISAS VINCULADAS AO PROJETO ESCOLA PARA TODOS QUE SE DESENVOLVE-SE NO ÂMBITO DO GRUPO DE ESTUDOS ACESSI (ACESSIBILIDADE ESCOLAR E SOCIEDADE INCLUSIVA). REÚNE INVESTIGAÇÕES DE PROFESSORES PESQUISADORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NA REGIÃO DO GRANDE ABCD PAULISTA. TEM COMO OBJETIVO GERAL INVESTIGAR COMO O DESIGN UNIVERSAL PARA A APRENDIZAGEM PODE QUALIFICAR AS EXPERIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA, PROMOVENDO A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PARA TODOS. TEORICAMENTE, TEM COMO REFERENCIAIS O PARADIGMA DA INCLUSÃO, O MODELO SOCIAL DE DEFICIÊNCIA, A TEORIA DO CURRÍCULO E O DESIGN UNIVERSAL PARA APRENDIZAGEM. METODOLOGICAMENTE, OPTA POR INVESTIGAÇÕES QUALITATIVAS COM BASE NA PESQUISA NARRATIVA E NA PESQUISA DE DESENVOLVIMENTO, POIS AMBAS OPORTUNIZAM A CONSTITUIÇÃO DE UMA COMUNIDADE DE CONHECIMENTO COMPOSTA POR PROFESSORES E PESQUISADORES QUE TRABALHAM DE MANEIRA COLABORATIVA. OS RESULTADOS APONTAM PARA A RELEVÂNCIA DO ENSINO COLABORATIVO, A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM COM BASE EM CRITÉRIOS DE ACESSIBILIDADE, REUSABILIDADE E GRANULARIDADE E A DEMANDA POR NOVAS TEMPORALIDADES E ESPACIALIDADES NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS INCLUSIVAS. MOSTRA, AINDA, QUE HÁ UMA TENDÊNCIA À REDUÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR ÀS PRÁTICAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.