COSTA, Kerolayne Santos et al.. A importância do lúdico no cotidiano da criança. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/58491>. Acesso em: 23/12/2024 04:46
A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO COMO MÉTODO DE ENSINO TORNA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM MAIS DINÂMICO E PRAZEROSO, VISTO QUE, POR INTERMÉDIO DELE O EDUCADOR TRAZ NOVAS POSSIBILIDADES DE ENSINO PARA A SALA DE AULA. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DEMONSTRAR QUE O USO DA LUDICIDADE COMO FERRAMENTA DE APOIO AOS CONTEÚDOS PROPOSTOS NAS DIVERSAS DISCIPLINAS PERMITE UM MAIOR DESENVOLVIMENTO PARA O APRENDIZADO DA CRIANÇA, QUE ATRAVÉS DO BRINCAR, É INSTIGADA AINDA MAIS A SOCIALIZAR COM SEUS COLEGAS E A APRENDER SOBRE OS MAIS VARIADOS ASSUNTOS DE FORMA DIVERTIDA E INTERATIVA. ASSIM, A METODOLOGIA UTILIZADA NESTE TEXTO É DE CUNHO BIBLIOGRÁFICA, NO SENTIDO DE FAZER UMA ANÁLISE EM RELAÇÃO AS IDEIAS DOS AUTORES QUE TRATAM DA LUDICIDADE, BEM COMO RELATOS DE EXPERIÊNCIAS OBSERVADAS EM UMA ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL. O USO DA LUDICIDADE POSSIBILITA UMA MAIOR MOBILIDADE TANTO PARA A PRÁXIS DO EDUCADOR QUANTO PARA O EDUCANDO QUE VÊ NA AULA UM MOMENTO ÍMPAR DE INTERAÇÃO, APRENDIZADO E DIVERSÃO. CONTUDO, É INQUESTIONÁVEL A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE COMO UMA FERRAMENTA DE APOIO AO APRENDIZADO DA CRIANÇA, NÃO POR SE TRATAR APENAS DE UM RECURSO PEDAGÓGICO, MAS POR SEU CARÁTER SOCIAL, INTERATIVO E INTERDISCIPLINAR. DESSA FORMA CONCLUI-SE QUE O USO DO LÚDICO EM SALA DE AULA CONTRIBUI PARA AGREGAR MAIS CONHECIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA CRIANÇA, ENTENDENDO QUE ESTE DEVERIA TER UM MAIOR ESPAÇO NA ROTINA DE AULAS DAS ESCOLAS SENDO ASSIM MAIS VALORIZADO.