O PRESENTE TRABALHO VISA HISTORICIZAR A FUNDAÇÃO DA CASA MENINA MULHER (C.M.M.) QUE HÁ MAIS DE DUAS DÉCADAS ESTÁ PRESENTE NA CIDADE DE RECIFE-PE, PERPASSA NESSE DIÁLOGO, QUESTÕES SOBRE GÊNERO E EDUCAÇÃO NO ÂMBITO SOCIAL. BUSCAMOS COMPREENDER A PARTIR DE ESTUDOS TEÓRICOS E PESQUISA EMPÍRICA, A IMPORTÂNCIA DO ATENDIMENTO EXCLUSIVO AO PÚBLICO FEMININO. ENTRELAÇANDO ASSIM, O SENTIDO HISTÓRICO, SOCIAL, POLÍTICO, PEDAGÓGICO E CULTURAL DA INSTITUIÇÃO. A C.M.M. RESPALDA O SEU PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) COM A CULTURA POPULAR E A ARTE, FOMENTANDO NAS “MENINAS MULHERES” A CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA E DE CIDADANIA. O ESTUDO BASEOU-SE TEÓRICA E METODOLOGICAMENTE NA NOVA HISTÓRIA CULTURAL A PARTIR DOS ESCRITOS DE (BLOCH, 2001), (LE GOFF,2013), (BURKE,19920), (GALVÃO,1998). QUANTO A QUESTÃO DE “GÊNERO” QUE AQUI FAZ-SE NECESSÁRIA, RECORREMOS AO ESTUDO DE (LOURO,2010), NO CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO ESCOLAR, RECORREMOS A (GOHN, 2010) E (FÁVERO, 1983) QUANTO AOS APORTES CULTURAIS. CONCLUÍMOS, PORTANTO, FRENTE AS NARRATIVAS DE SEIS INTERLOCUTORAS QUE CORPORIFICARAM ESSE TRABALHO, QUE A INSTITUIÇÃO POR MEIO DE PLANEJAMENTO, AMPLIAÇÃO DE TÉCNICAS E CONHECIMENTOS CONSTRUÍDOS EM EQUIPE, VEM DESENVOLVENDO AO PÚBLICO FEMININO QUE ATENDE, ATIVIDADES PEDAGÓGICAS QUE ENVOLVEM ASPECTOS SOCIAIS, CULTURAIS E AFETIVOS, ALÉM DE CONTRIBUIR COM A (RE) CONSTRUÇÃO DE NOVAS HISTÓRIAS