FONSECA, Michella Rita Santos. Formação docente e a prática crítico reflexiva. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/60581>. Acesso em: 23/12/2024 05:50
O PRESENTE ESTUDO APRESENTA UMA ANÁLISE SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A PRÁTICA CRÍTICO-REFLEXIVA. DESCREVE SOBRE DE QUE FORMA A PERSPECTIVA CRÍTICO REFLEXIVA REFLETE NA PRÁTICA DOCENTE. PARA TANTO, TEM COMO OPÇÃO METODOLÓGICA UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA EMBASADA NOS POSTULADOS DE DIVERSOS AUTORES, QUE FUNDAMENTAM UMA ANÁLISE DO CONCEITO DE PROFESSOR CRÍTICO-REFLEXIVO DENTRO DO CONTEXTO EDUCACIONAL BRASILEIRO. ACREDITAMOS QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA DEVE TER COMO REFERÊNCIA FUNDAMENTAL O SABER DOCENTE, A PRÁTICA DOCENTE E O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL MEDIANTE A PERSPECTIVA CRÍTICO REFLEXIVA. ASSIM SE CONSTROEM OS SABERES DA PRÁTICA DOCENTE. DIANTE PESQUISA PERCEBEMOS A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA. MESMO CONSIDERANDO SEUS ENTRAVES, DEVE SEMPRE EXISTIR INTERAÇÃO ENTRE CONHECIMENTO PROFISSIONAL E A SUBJETIVIDADE DO INDIVÍDUO, POIS É NESTA RELAÇÃO QUE SE FUNDAMENTA O PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM.