IDENTIFICAR OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS TEM SE MOSTRADO UM RECURSO BASTANTE IMPORTANTE PARA O ENSINO, POIS ATRAVÉS DESSE MEIO É POSSÍVEL DETECTAR AS IDEIAS INICIAIS PRESENTES NA ESTRUTURA COGNITIVA DO ESTUDANTE. ASSIM, ESTE ESTUDO APRESENTA AS ANÁLISES DAS RESPOSTAS DE ALUNOS DE UMA TURMA DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO ATRAVÉS DO USO DE EXPERIMENTOS COMO RECURSO METODOLÓGICO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS SEUS CONHECIMENTOS PRÉVIOS. PARA ISSO, NO INÍCIO DA INTERVENÇÃO FOI REALIZADA UMA SEQUÊNCIA DE EXPERIMENTOS DEMONSTRATIVOS EM SALA DE AULA, E AO FINAL, FOI APLICADO UM QUESTIONÁRIO PARA IDENTIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS REFERENTES AOS CONCEITOS DE SOLUÇÕES. OS RESULTADOS OBTIDOS FORAM ANALISADOS E CATEGORIZADOS EM RELAÇÃO AO NÍVEL COGNITIVO DOS ESTUDANTES ATRAVÉS DA ANÁLISE DE CONTEÚDO PROPOSTA POR BARDIN. DE ACORDO COM OS DADOS OBTIDOS, PARA TODAS AS QUESTÕES PROPOSTAS A MAIORIA DOS ALUNOS NÃO CONSEGUIU APRESENTAR CONCEPÇÕES INTEGRAIS SOBRE CONCEITOS DE SOLUÇÕES, LIMITANDO-SE APENAS EM REPRODUZIR MECANICAMENTE OS CONCEITOS DE FORMA SUPERFICIAL. ASSIM, SUGERE-SE QUE A IDENTIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS É UMA FERRAMENTA IMPORTANTE PARA ELABORAÇÃO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO QUE OBJETIVE UM MELHOR RESULTADO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM.