ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO ANALISAR OS TRAÇOS DE LAICIDADE PRESENTES EM TEXTOS DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA (DC) SOBRE BOTÂNICA, PRODUZIDOS POR LICENCIANDOS DO CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. ESTA PESQUISA APRESENTA UMA ABORDAGEM QUALITATIVA. OS SUJEITOS FORAM OS ALUNOS MATRICULADOS NA DISCIPLINA DE PRÁTICA DE ENSINO EM BOTÂNICA DE UM CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA, COM O PROPÓSITO DE QUE AO SEU FINAL FOSSEM OBTIDAS CONSTRUÇÕES TEXTUAIS PRODUZIDAS PELOS SUJEITOS. AS ANÁLISES FORAM REALIZADAS A PARTIR DE SEIS CATEGORIAS, SÃO ELAS: APELO INICIAL À LEITURA, ELEMENTOS DIDÁTICOS DE RECURSOS VISUAIS, RECURSO À ATRATIVIDADE, FIGURALIDADE DO ETHOS, VOCABULÁRIO, NATUREZA DO ARTIGO. A PARTIR DAS ANÁLISES FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE OS SUJEITOS FIZERAM GRANDE USO DOS TRAÇOS TIDOS COMO DE LAICIDADE, ENCONTRADO SOB DIFERENTES FORMAS EM TODOS OS TEXTOS ANALISADOS. O MAIOR USO DE TRAÇOS DE LAICIDADE PRESENTE NOS TEXTOS ANALISADOS MOSTRA À TENTATIVA DE ATRIBUÍREM AS SUAS PRODUÇÕES CARACTERÍSTICAS MAIS CONTEXTUALIZADORAS E ATRATIVAS. A CONSTRUÇÃO DE TEXTOS DE DC SE MOSTRA ESSENCIAL PARA OS FUTUROS PROFESSORES POR POSSIBLITAR UM ESPAÇO DE DISCUSSÃO DAS CARACTERÍSTICAS DO SEU DISCURSO, AS SUAS PONTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES EDUCATIVAS DESDE A SUA FORMAÇÃO INICIAL.