RESUMO
O PRESENTE ARTIGO PRETENDE PROMOVER UMA MELHOR COMPREENSÃO QUANTO AO TEMA TÃO DISCUTIDO NAS ESCOLAS, “A INDISCIPLINA”. CABE RESSALVAR QUE A INDISCIPLINA GERA TRANSTORNOS NO AMBIENTE ESCOLAR COMO UM TODO, PRINCIPALMENTE NAS SALAS DE AULA, ONDE ALUNOS QUE QUEREM “APRENDER” NÃO TEM OPORTUNIDADE DEVIDA E, A FALTA DE RESPEITO E CONSIDERAÇÃO COM OS PROFESSORES DE ARTE, FAMÍLIA E EQUIPE PEDAGÓGICA TORNA-SE UM ALERTA CONSTANTE. NESSE SENTIDO, OBJETIVA-SE APRESENTAR ALGUMAS CONSIDERAÇÕES QUANTO À INDISCIPLINA NAS AULAS DE ARTE DO ENSINO MÉDIO, BUSCANDO COM TAL INICIATIVA IDENTIFICAR OS PRINCIPAIS FATORES QUE ENVOLVEM O MAU COMPORTAMENTO DOS ALUNOS NO ÂMBITO ESCOLAR, BEM COMO, AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELO PROFESSOR DE ARTE. PRETENDE-SE COM ESTA PESQUISA, DEMONSTRAR QUE A PARTIR DO ENSINO DA ARTE, O ALUNO PODERÁ DESPERTAR SEUS SABERES CRÍTICOS E REFLEXIVOS, CONTRIBUINDO PARA SE EXPRESSEM DE MANEIRA MAIS EQUILIBRADA E POSITIVA, MOSTRANDO SEUS SENTIMENTOS DE FORMA CLARA E OBJETIVA, DEIXANDO DE LADO A AGRESSIVIDADE QUE É REFLETIDA NA INDISCIPLINA. COMO METODOLOGIA, UTILIZOU-SE A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, EMBASANDO-SE EM LIVROS E ARTIGOS PERTINENTES AO TEMA. VERIFICOU-SE NO DECORRER DA PESQUISA QUE SE O PROFESSOR APLICAR A ABORDAGEM TRIANGULAR NAS AULAS DE ARTE, PODERÁ CONTRIBUIR NO SEU DESENVOLVIMENTO CRÍTICO, EMOCIONAL E REFLEXIVO, AMENIZANDO A INDISCIPLINA AS SALAS DE AULA.