O PRESENTE TRABALHO FAZ PARTE DE UMA PESQUISA ONDE FORAM ANALISADAS AULAS DE QUÍMICA OBSERVADAS, CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É INVESTIGAR A CONTRIBUIÇÃO DOS RECURSOS DIDÁTICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA ARGUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA ESCOLA. NESSE SENTIDO, APONTAMOS QUE OS RECURSOS DIDÁTICOS OPORTUNIZAM NOVOS DIRECIONAMENTOS NA AULA DEIXANDO UM POUCO DE LADO O ENSINO TRADICIONAL POR CONTRIBUIR PARA A PRODUÇÃO DE ARGUMENTOS ONDE OS ALUNOS PODEM DESENVOLVER SEU SENSO CRÍTICO. ESTE TRABALHO SE CONFIGURA COMO UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA DO TIPO ESTUDO DE CASO. FOI REALIZADO OBSERVAÇÕES DE AULAS DE QUÍMICA DE UMA TURMA DE 2º ANO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE PERNAMBUCO. OS RESULTADOS NOS REVELAM QUE OS RECURSOS DIDÁTICOS PODEM SER USADOS DE DIFERENTES FORMAS, TAIS COMO: PARA INTRODUZIR OS CONTEÚDOS, SISTEMATIZAÇÃO DE IDEIAS, FIXAÇÃO E MEMORIZAÇÃO DOS ASSUNTOS ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS E ATIVIDADES DE SOCIALIZAÇÃO. A PARTIR DESTA INVESTIGAÇÃO FOI POSSÍVEL VERMOS UM MELHOR ENTENDIMENTO DOS CONTEÚDOS ABORDADOS, UMA VEZ QUE A PROFESSORA OBSERVADA ESTÁ SEMPRE FAZENDO COM QUE O ASSUNTO QUE JÁ FOI VISTO RETORNE EM SUAS OUTRAS AULAS FAZENDO COM QUE O ALUNO FIXE/MEMORIZE MATURANDO SUAS IDEIAS. PERCEBEMOS QUE COM O AUXÍLIO DOS RECURSOS, A PROFESSORA PROPORCIONA MOMENTOS DE INTERAÇÃO E ESSA INTERATIVIDADE PROMOVE UM AMBIENTE MAIS FAVORÁVEL PARA A APRENDIZAGEM DOS CONCEITOS. O DESENVOLVIMENTO DE ARGUMENTOS EM SALA DE AULA CONTRIBUI PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E INSTIGA A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES FAVORECENDO NA FORMAÇÃO DESSES CIDADÃOS QUE ATUARÃO EM UMA SOCIEDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA.