O PRESENTE TRABALHO TEM POR FINALIDADE ANALISAR O ATUAL MOMENTO DO ENSINO PROFISSIONAL NO BRASIL. ABORDOU-SE UM BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL, RELATANDO OS DESAFIOS E CONQUISTAS, BEM COMO OS FUNDAMENTOS QUE VISAM A FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA NO SENTIDO DAS LINHAS QUE PENSAM O CURRÍCULO DESTA MODALIDADE DE ENSINO TRAZENDO UMA REFLEXÃO DO ATUAL CENÁRIO SOCIAL. PARA SE CHEGAR AOS OBJETIVOS FOI REALIZADA UMA PESQUISA A PARTIR DE UM QUESTIONÁRIO COM UM ROTEIRO DE ENTREVISTA, AONDE FOI RESPONDIDO POR ESTUDANTES E EGRESSOS DESTA MODALIDADE. COM A COLETA DE DADOS, A ANÁLISE FOI FEITA A PARTIR DA ANÁLISE DE CONTEÚDOS. ASSIM CONCLUI-SE COMO NECESSÁRIO O DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS CONTRA AS HEGEMONIAS, QUE PROPICIEM UMA FORMAÇÃO MAIS AMPLA, MAIOR PARTICIPAÇÃO E QUE FAVOREÇAM A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO PROJETO DE NAÇÃO, MENOS DESIGUAL. DIANTE DISSO, É FUNDAMENTAL QUE O ENSINO PROFISSIONALIZANTE CONTRIBUA PARA O DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO, MAS TAMBÉM SOCIAL DO PAÍS, OBJETIVANDO A CONSTRUÇÃO DE UM PAÍS COM UMA ECONOMIA SÓLIDA E PRÓSPERA E, PRINCIPALMENTE, COM A FORMAÇÃO DE CIDADÃOS QUE MAIS DO QUE APENAS ALCANÇAREM O MERCADO DE TRABALHO, SEJAM CAPAZES DE QUESTIONAR, DISCUTIR E INOVAR NAS DIFERENTES AÇÕES QUE REALIZAM E NOS ESPAÇOS QUE OCUPAM.