O PRESENTE TRABALHO TRATA-SE DA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE EDUCAÇÃO E EMANCIPAÇÃO HUMANA, A PARTIR DA OBRA PRÉ-CARCERÁRIA DE ANTONIO GRAMSCI, OS CONHECIDOS ESCRITOS POLÍTICOS, TEXTOS JORNALÍSTICOS ESCRITOS PELO ITALIANO DURANTE O PERÍODO DE 1910 A 1926, COMPILADOS EM DOIS VOLUMES. TEMOS COMO OBJETIVO RASTREAR NA OBRA PRÉ-CARCERÁRIA DE ANTONIO GRAMSCI OS PRESSUPOSTOS QUE EMBASAM SUA PROPOSTA DE EDUCAÇÃO EMANCIPADORA, A PARTIR DAS CATEGORIAS GRAMSCIANAS MENCIONADAS, AMPARADOS PELO ONTO-MÉTODO MARXIANO-LUKACSIANO, TENDO O TRABALHO COMO A CATEGORIA FUNDANTE DO SER SOCIAL. VISANDO AO ALCANCE DO OBJETIVO PROPOSTO, UTILIZAMOS A PESQUISA TEÓRICO-BIBLIOGRÁFICA DOS DOIS VOLUMES DOS ESCRITOS POLÍTICOS. ATRAVÉS DESTA PESQUISA FOI POSSÍVEL NOS APROXIMARMOS DA TEORIA GRAMSCIANA, E COMPREENDER MELHOR COMO GRAMSCI ENTENDE A EDUCAÇÃO, EM SEUS LIMITES E POSSIBILIDADES. PARA ELE A EDUCAÇÃO NÃO APARECE COMO PANACEIA, OU SEJA, SOLUÇÃO PARA TODOS OS MALES SOCIAIS, MAS É UM IMPORTANTE INSTRUMENTO NA FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES, E DA CONSTRUÇÃO DE UMA CONTRA-HEGEMONIA QUE FAVOREÇA A SUPERAÇÃO DAS DESIGUALDADES SOCIAIS, SINTETIZADO NO PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO HUMANA, NECESSITANDO SER PENSADA EM ARTICULAÇÃO COM TODOS OS COMPLEXOS SOCIAIS QUE A CERCAM.