A DESMITIFICAÇÃO DA SURDEZ ATRAVÉS DE PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA DO EXAME DO ENSINO MÉDIO (2017)
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58181 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 6061 "inscrito_id" => 14191 "titulo" => "A DESMITIFICAÇÃO DA SURDEZ ATRAVÉS DE PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA DO EXAME DO ENSINO MÉDIO (2017)" "resumo" => """ EM 1857, O PROFESSOR SURDO EDUARD HUET CHEGOU NO BRASIL A MANDO DO IMPERADOR D. PEDRO II. A PARTIR DE ENTÃO, CRIOU A FUNDAÇÃO IMPERIAL INSTITUTO DE SURDOS-MUDOS, ONDE INICIOU-SE FORMALMENTE A EDUCAÇÃO PARA SURDOS NO PAÍS. NO ENTANTO, O ENSINO PARA ESSE PÚBLICO ALVO, ERA PRIVILÉGIO APENAS PARA OS HOMENS. SOMENTE A PARTIR DO SÉC. XX É QUE AS MULHERES PUDERAM FAZER PARTE DO EXERCÍCIO DESTE DIREITO. CONTUDO, OS SURDOS NÃO PODIAM FREQUENTAR A ESCOLA COMUM, ASSIM, OS IMPEDIA QUE BUSCASSEM SEUS PRÓPRIOS IDEAIS, BEM COMO OS PREJUDICAVA EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DO CARÁTER E O DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL (ALMEIDA, 2015).\r\n NESSE CONTEXTO, O FATO DE AS PESSOAS SURDAS PERTENCEREM À SOCIEDADE ESTÁ RELACIONADO À DIVERSIDADE, SEJA NO ÂMBITO LEGAL, INSTITUCIONAL, SOCIAL E CULTURAL. NO QUE CONCERNE A DISCUSSÃO SOBRE A SURDEZ, A DISPARIDADE CHEGA A SER TÃO INTENSA AO PONTO DE PESSOAS SURDAS SEREM TRATADAS COMO “ANORMAIS”. NESSE SENTIDO, PARA QUEBRAR ESSES ESTEREÓTIPOS FAZ-SE NECESSÁRIO A APROXIMAÇÃO DA TEMÁTICA SURDEZ À EDUCAÇÃO BÁSICA (ROMÁRIO, ET AL. 2018). \r\n DE ACORDO COM O INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) TRATA-SE DE UM MEIO DE ACESSO MAIS FREQUENTE PARA INGRESSAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, BEM COMO PROGRAMAS DE BOLSA DE ESTUDOS E FINANCIAMENTO ESTUDANTIL. EM 2017, O ENEM ABORDOU COMO TEMÁTICA PARA A REDAÇÃO DISSERTATIVA-ARGUMENTATIVA, O TEMA “DESAFIO PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL” (INEP, 2017). """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, ENEN, REDAÇÃO, INEP" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID14191_04102019002433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIZA BARROS LEITE" "autor_nome_curto" => "TAIZA BARROS" "autor_email" => "taiza25@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN/CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58181 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 6061 "inscrito_id" => 14191 "titulo" => "A DESMITIFICAÇÃO DA SURDEZ ATRAVÉS DE PROPOSTA DE DISSERTAÇÃO-ARGUMENTATIVA DO EXAME DO ENSINO MÉDIO (2017)" "resumo" => """ EM 1857, O PROFESSOR SURDO EDUARD HUET CHEGOU NO BRASIL A MANDO DO IMPERADOR D. PEDRO II. A PARTIR DE ENTÃO, CRIOU A FUNDAÇÃO IMPERIAL INSTITUTO DE SURDOS-MUDOS, ONDE INICIOU-SE FORMALMENTE A EDUCAÇÃO PARA SURDOS NO PAÍS. NO ENTANTO, O ENSINO PARA ESSE PÚBLICO ALVO, ERA PRIVILÉGIO APENAS PARA OS HOMENS. SOMENTE A PARTIR DO SÉC. XX É QUE AS MULHERES PUDERAM FAZER PARTE DO EXERCÍCIO DESTE DIREITO. CONTUDO, OS SURDOS NÃO PODIAM FREQUENTAR A ESCOLA COMUM, ASSIM, OS IMPEDIA QUE BUSCASSEM SEUS PRÓPRIOS IDEAIS, BEM COMO OS PREJUDICAVA EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DO CARÁTER E O DESENVOLVIMENTO INTERPESSOAL (ALMEIDA, 2015).\r\n NESSE CONTEXTO, O FATO DE AS PESSOAS SURDAS PERTENCEREM À SOCIEDADE ESTÁ RELACIONADO À DIVERSIDADE, SEJA NO ÂMBITO LEGAL, INSTITUCIONAL, SOCIAL E CULTURAL. NO QUE CONCERNE A DISCUSSÃO SOBRE A SURDEZ, A DISPARIDADE CHEGA A SER TÃO INTENSA AO PONTO DE PESSOAS SURDAS SEREM TRATADAS COMO “ANORMAIS”. NESSE SENTIDO, PARA QUEBRAR ESSES ESTEREÓTIPOS FAZ-SE NECESSÁRIO A APROXIMAÇÃO DA TEMÁTICA SURDEZ À EDUCAÇÃO BÁSICA (ROMÁRIO, ET AL. 2018). \r\n DE ACORDO COM O INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA (INEP), O EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM) TRATA-SE DE UM MEIO DE ACESSO MAIS FREQUENTE PARA INGRESSAR EM INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR, BEM COMO PROGRAMAS DE BOLSA DE ESTUDOS E FINANCIAMENTO ESTUDANTIL. EM 2017, O ENEM ABORDOU COMO TEMÁTICA PARA A REDAÇÃO DISSERTATIVA-ARGUMENTATIVA, O TEMA “DESAFIO PARA A FORMAÇÃO EDUCACIONAL DE SURDOS NO BRASIL” (INEP, 2017). """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => "LIBRAS, ENEN, REDAÇÃO, INEP" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA10_ID14191_04102019002433.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:29" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TAIZA BARROS LEITE" "autor_nome_curto" => "TAIZA BARROS" "autor_email" => "taiza25@live.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN/CAMEAM" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }