O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO MAIOR APRESENTAR O PROCESSO DE REFLEXÃO SOBRE A TEMÁTICA: DIVERSIDADE RACIAL NA ESCOLA, PROMOVIDO A PARTIR DA IMPLEMENTAÇÃO DE UM PROJETO DE LEITURA QUE INCENTIVOU A RUPTURA DE IDEOLOGIAS PRÉ-ESTABELECIDAS SOBRE O RACISMO. PARA ELABORAÇÃO DE TAL PROPOSITURA FOI NECESSÁRIO PARTIR DE UMA ABORDAGEM BIBLIOGRÁFICA, COM DESTAQUE PARA OS TRABALHOS DE MATTOS (2012), SOLÉ (1998) E FONSECA (2011), QUE POSSIBILITOU UMA MAIOR COMPREENSÃO SOBRE O TEMA ÉTNICO-RACIAL NO COTIDIANO ESCOLAR, E SUA RELAÇÃO COM A PRÁTICA DA LEITURA. OS RESULTADOS, APÓS A CULMINÂNCIA DO PROJETO, DEMONSTRARAM QUE OS GRUPOS DE ALUNOS ENVOLVIDOS NAS ATIVIDADES REALIZADAS APRESENTARAM UM MAIOR ENTENDIMENTO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA CULTURA NEGRA NA FORMAÇÃO DA IDENTIDADE DO POVO BRASILEIRO, POSSIBILITANDO-OS AINDA COMPARAR COM OUTROS DISCURSOS INSTITUÍDOS HISTORICAMENTE.