O PRESENTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA ATIVIDADE ACADÊMICA, SITUADA NO COMPONENTE CURRICULAR DE AVALIAÇÃO EDUCACIONAL DO CURSO DE PEDAGOGIA, NO CAMPUS III DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. NOSSO OBJETIVO É DIAGNOSTICAR A EXISTÊNCIA DE ALGUMA PRÁTICA OU AÇÃO ISOLADA DA AVALIAÇÃO INTERNA OU DE AUTOAVALIAÇÃO DA ESCOLA “X4”. A AVALIAÇÃO INTERNA DA ESCOLA É A AVALIAÇÃO REALIZADA PELO GESTOR JUNTAMENTE COM TODOS QUE FAZEM PARTE DA INSTITUIÇÃO PARA DIAGNOSTICAR O DESEMPENHO DOS ESTUDANTES E A QUALIDADE DO TRABALHO EDUCACIONAL DE TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, COMO DEFENDEM OS AUTORES LIBÂNEO (2011), PALMA (2001), DIAS SOBRINHO, (1995), HADJI, (2001), ENTRE OUTROS, OS QUAIS UTILIZAMOS PARA FUNDAMENTAR E ENRIQUECER ESTE TRABALHO. CONSTITUI-SE TAMBÉM EM UM TRABALHO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, TENDO COMO PROCEDIMENTOS DE PESQUISA, APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS DESTINADOS AOS FUNCIONÁRIOS, PROFESSORES E GESTOR E UMA RODA DE CONVERSA COM OS ALUNOS, NA TENTATIVA DE CONSEGUIR ATENDER TODOS OS SEGMENTOS DA ESCOLA. ASSIM, FOI POSSÍVEL PERCEBER A IMPORTÂNCIA E SINALIZAR QUE A ESCOLA TEM AÇÕES QUE AVALIA O TRABALHO PRESTADO POR TODOS QUE COMPÕE A COMUNIDADE ESCOLAR.