A FORMAÇÃO PROFISSIONAL AO PASSAR POR NOVOS CONTEXTOS SOCIAIS FOI TORNANDO-SE CADA VEZ MAIS REPLETA DE SABERES CIENTÍFICOS, MAS, SOBRETUDO FOI INCORPORADO A ESSES SABERES O SABER PRÁTICO. NESTA PERSPECTIVA, NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA, FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUE OBJETIVOU ANALISAR COMO A GESTÃO TRABALHA COM A MODALIDADE DE ENSINO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CEJA, BEM COMO EXPLORAR A FORMA DE ATUAÇÃO DA EQUIPE GESTORA DESTA INSTITUIÇÃO. PARA TANTO, UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS UMA PESQUISA DE CAMPO NO CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS MONSENHOR PEDRO ROCHA DE OLIVEIRA (CEJA), LOCALIZADO NA CIDADE DE CRATO–CE, UMA ENTREVISTA COM A DIRETORA, ANÁLISES DE DOCUMENTOS REFERENTES À INSTITUIÇÃO E PARTICIPAÇÃO NO PLANEJAMENTO MENSAL. ASSIM, OBTEVE-SE COMO RESULTADOS A IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO, POR PARTE DA EQUIPE GESTORA, DE PROJETOS PARA ENGAJAR O ALUNADO E A COMUNIDADE NA ESCOLA, FAZENDO ESTES SE SENTIREM PERTENCENTES À MESMA. QUANTO À ATUAÇÃO DA EQUIPE, ESTA VEM TRABALHANDO NA PERSPECTIVA DE UMA GESTÃO PARTICIPATIVA, DEMOCRÁTICA E DE RESULTADOS, HAJA VISTA A QUALIDADE QUE VAI DA ESTRUTURA AO FAZER PEDAGÓGICO, VISANDO O INGRESSO E PROGRESSO DESSE ALUNADO NO MEIO SOCIAL. PORTANTO, A PARTIR DAS VIVÊNCIAS QUE TIVEMOS NO ESTÁGIO FOI POSSÍVEL CONHECER A DINÂMICA DE UMA INSTITUIÇÃO, AS MAZELAS QUE PERPASSAM A ESTRUTURA FÍSICA E A PARTE PEDAGÓGICA, VÊ NAS FALAS DA EQUIPE GESTORA O COMPROMISSO COM A ESCOLA E COM O PROGRESSO DO SEU ALUNADO.